Ser professor não é apenas uma vocação. Nem tampouco se resume a dominar uma técnica. Ser professor é, acima de tudo, ser um profissional de ensino, competente e legitimado por um conhecimento específico, exigente e complexo.
Ser profissional da educação hoje é saber continuamente se renovar em sua profissão. O professor nunca está pronto ou acabado, mas está sempre e continuamente em processo de (re)construção de saberes. Ser professor é, portanto, se colocar na posição de um eterno aprendiz.
Temos mais um semestre pela frente e, com isso, a possibilidade de fazermos melhor e, porque não, diferente. Esse período de volta às aulas pode ser uma excelente oportunidade para rever suas práticas e adotar novas estratégias pedagógicas.
Lembra aquele assunto que seus alunos tiveram dificuldade para aprender no semestre passado? Sabe aquele tema que nunca te desperta novas ideias, mas que você sabe que poderia ser trabalhado de uma nova forma? E aquele conteúdo que seus alunos não se engajam porque não percebem sua utilidade?
Serão cerca de mais 100 dias letivos para se (re)inventar em sala de aula. Para isso, o Singularidades reuniu temas importantes e os transformou em cursos para que você, professor, possa se inspirar neste novo semestre:
1. Gênero e relações étnico-raciais no âmbito da educação para crianças e adolescentes
Este curso oferece uma proposta curricular focada no desenvolvimento acadêmico e aprofundamento teórico, além da proposição de debates e da construção de estratégias que possibilitem ao professor tecer práticas pedagógicas que incluam discussões sobre identidades de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.
2. Metodologias e estratégias para a aprendizagem ativa
Oferecer oficinas de aprendizagem ativa, em diálogo com referenciais teóricos nacionais e internacionais que subsidiem tais práticas é nosso objetivo neste curso. Ao longo das oficinas, os participantes terão a oportunidade de experimentar, compreender e refletir sobre os principais aspectos que compõem tais metodologias e estratégias.
3. Avaliação Educacional: concepções e práticas
Este curso tem como foco examinar e discutir de maneira mais aprofundada as concepções e práticas avaliativas atuais, com o objetivo de propor práticas de avaliação que efetivamente funcionem como ferramentas de (re) planejamento e acompanhamento do aprendizado.
4. Educação para a construção de projetos de vida: aportações para o cumprimento das diretrizes da BNCC
Após ter sido mencionada na BNCC como objetivo primordial do Ensino Médio, a construção de projetos de vida ganhou relevância absoluta e passou a ser compreendida como uma importante medida para aprofundar o sentido dessa etapa da escolarização. Nosso curso tem o objetivo de formar educadores capazes de criar e implementar um currículo que contribua para que os projetos de vida dos estudantes sejam orientados por um sentido ético, a fim de impactarem positivamente o mundo comum.
5. PPP – Projeto Político Pedagógico, nós escolhemos o caminho que queremos
Cada escola no Brasil precisa ter seu Projeto Político Pedagógico – PPP. É lei. No entanto, de um modo geral, esse é um documento que passou a existir, na maioria das vezes, como um instrumento burocrático.
Este curso tem o objetivo de entender a função do PPP na escola, proporcionar aos cursistas a possibilidade de desenvolver ou aperfeiçoar seu PPP e promover uma reflexão que possibilite o aperfeiçoamento dos canais de participação de todos na escola, ampliando o olhar do que significa conviver na escola e conviver na comunidade.
6. Campos de Experiências na Educação Infantil: como planejar o trabalho pedagógico de acordo com a BNCC
A partir de 2017, todos os currículos da etapa da Educação Infantil precisarão se atualizar segundo a nova Base Nacional Comum Curricular. Muitas mudanças estão em curso e os professores se perguntam: o que muda e o que permanece a partir da promulgação da Base?
Como planejar levando em conta os direitos de aprendizagens e, sobretudo, os campos de experiências? Este curso visa apoiar os professores nesse momento de aproximação das principais ideias da BNCC, dando-lhes os princípios do planejamento que atendam às condições de experiência nos diferentes campos.
7. Liderança escolar – Inspirado no modelo inglês de formação de gestores (em parceria com o British Council)
O Curso Liderança Escolar – Inspirado no modelo inglês de formação de gestores, concebido e oferecido pelo British Council em diversos países, proporciona aos participantes uma experiência de desenvolvimento profissional baseada na trajetória inglesa nesse campo. Ao mesmo tempo em que seu referencial teórico-metodológico tem por base o case internacional de sucesso da Inglaterra, o percurso formativo do programa dialoga diretamente com demandas dos participantes, articulando momentos de reflexão com intensas atividades práticas individuais e colaborativas.
8. Novas estratégias docentes e novas tecnologias para o ensino bilíngue
Educação bilíngue é um tema que está em alta circulação no momento. Dentro dessa temática, este curso traz discussões e experimentações de novas maneiras de aprender e ensinar no contexto da Educação Bilíngue a partir do uso de tecnologias colaborativas, aplicações de metodologias ativas e da visão do/a estudante como protagonista.
Escolha seu tema de interesse e se junte a nós neste processo de (re)invenção da educação!
Para saber mais, visite nosso website. Clique aqui.
Antonieta Heyden Megale é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pedagoga e bacharel em Comunicação Social. É coordenadora dos Cursos de Extensão e da Pós-Graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades.
Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: [email protected]