Quando falamos dos benefícios da tecnologia para a prática pedagógica, é importante lembrar que é fundamental sistemátizá-las, ao invés de só usá-las como forma de transmitir os conteúdos. Por meio dessas ferramentas, os educadores colaboram com a personalização da aprendizagem, potencializando a autonomia das pessoas.
Apresentamos a seguir três benefícios que o uso de recursos tecnológicos traz para a prática docente e para a aprendizagem dos estudantes. Também trazemos dicas de ferramentas que podem ser usadas com este objetivo.
1 – Estimula a colaboração
Plataformas colaborativas de conhecimento e aprendizagem incentivam a criação de um ambiente em que as turmas interajam e compartilhem, sob a mediação do professor. Ferramentas como o Google Docs, que permite a construção coletiva de documentos e planilhas, e o Miro, em que se pode criar painéis, layouts e tabelas são algumas das que podem ser usadas com esta finalidade.
2 – Melhora o seu planejamento
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são equipamentos e ferramentas que podem ser usadas tanto pelos estudantes em seus processos de aprendizagem, quanto ara facilitar o planejamento das aulas dos docentes.
Exemplos de TICs muito usados por alunos e docentes são os aparelhos móveis (celulares, notebooks, tablets etc), que permitem a elaboração de diversas propostas de atividades, seja em sala de aula ou em casa.
3 – Ajuda a desenvolver o pensamento lógico dos estudantes
O potencial da gamificação para o desenvolvimento do pensamento lógico dos estudantes é grande. Duas plataformas on-line nas quais estudantes e docentes podem criar jogos são o Flippity, que transforma planilhas do Google em jogos, e o Kahoot, que possibilita a personalização e o desenvolvimento de jogos, enquetes e testes.
Confira também
3 estratégias para desenvolver o pensamento matemático nos anos iniciais
3 estratégias para desenvolver competências e habilidades
Conheça os Cursos de Verão: https://loja.isesp.edu.br/categoria-curso/todososcursos/autoinstrucional/
Entre em contato: [email protected]