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5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

O poder do brincar e as ansiedades dos alunos do ensino médio estão entre os temas tratados pelos filmes

  • Posted bysingularidades
  • 3 de janeiro de 2022
  • in Posted in PARA APRENDER / Sem categoria
  • 0

A produção audiovisual do Brasil é reconhecida mundialmente, com destaque para os documentários. Dentro deste universo, diversos diretores e produtores encontram na educação uma fonte muito rica de discussões, reflexões e — porque não? — provocações. As ansiedades e inseguranças dos adolescentes, a magia do brincar e iniciativas inovadoras na educação infantil são alguns dos temas dos filmes que indicamos a seguir. Alguns deles estão disponíveis no Youtube ou em outras plataformas digitais. Aproveite os dias de férias para inspirar-se e planejar algumas sessões com suas turmas!

Imagem: Divulgação

Nunca me sonharam

A partir do ponto de vista de professores, alunos do ensino médio e especialistas em educação, o filme traz uma poderosa reflexão sobre a educação pública brasileira e como ela determina o futuro destas turmas de estudantes.

Os muitos desafios da sala de aula, do cotidiano, os sonhos, as expectativas e os problemas são tratados com um olhar muito cuidadoso e real, que reflete o quanto a escola atual não está preparada para acolher e esses sentimentos dos alunos, mas que há esperança e pessoas que estão em contínua luta para cobrir estas lacunas.

 Ano : 2007

Direção: Cacau Rhoden

Duração: 90 minutos

Trailer disponível aqui

É possível baixar o filme e organizar uma sessão para seus alunos aqui

 

Imagem: Divulgação

Quando sinto que já sei

Discutir novas propostas para a educação no país que fujam do tradicional e sejam mais adequadas aos estudantes do presente é a premissa deste documentário, que foi produzido com ajuda de crowd-funding (a chamada “vaquinha virtual”, em que várias pessoas fazem doações on-line para um projeto, seja ele de qualquer natureza).

Por meio de depoimentos de crianças, professores, diretores e educadores em geral, o filme mostra que o modelo fordista de formação de cidadãos e seres humanos – cadeiras enfileiras, aulas de 50 minutos, sinal de entrada e de saída, professor “passando” o conteúdo aos alunos – está muito aquém das habilidades que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar que as novas gerações necessitam.

A formação de senso crítico, da autonomia e da participação são mostrados com alguns dos grandes desafios que o educador deve ter em mente ao lecionar no ensino infantil.

 Ano: 2014

Direção: Anderson Lima, Antonio Lovato, Raul Perez

Duração: 78 minutos

Filme completo disponível aqui

 

Imagem: Divulgação

Pro dia nascer feliz

Questões elementares na vida de estudantes de alunos do ensino médio em escolas públicas e privadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco (das áreas nobres às periféricas), como visão de realidade, autoconhecimento e expectativas para o futuro são exploradas pelo diretor João Jardim.

Jardim, conhecido por outro documentário, Janela da Alma, que trata da visão por meio dos depoimentos de 19 pessoas com deficiência visual, questionada e, ao mesmo tempo, acolhe pontos como a conexão dos adolescentes com a escola, a desigualdade social e a violência do entorno onde vivem muitos dos estudantes, que relatam suas vivências na tela de forma emocionante.

 Ano: 2007

Direção e roteiro: João Jardim

Duração: 88 minutos

Filme completo disponível aqui

Imagem: Divulgação

Tarja branca

O brincar sempre foi o primeiro contato da criança com o mundo e com a aprendizagem. Este filme parte de depoimentos de adultos de diferentes idades, profissões e origens (como o músico, bailarino e ator Antônio Nóbrega, o psicanalista Ricardo Goldenberg e o falecido palhaço e ator Domingos Montagner), que recordam as diferentes brincadeiras de suas infâncias e como elas estão conectadas com o ser humano que se tornaram quando adultos.

A brincadeira como expressão da natureza humana e do relacionamento com o mundo, além da manutenção do lúdico na vida adulta como estratégia de resistência às dificuldades é tratada de maneira profunda e sublime pelo diretor Cacau Rodhen (que também realizou Nunca me sonharam, sobre o qual falamos lá em cima).

 Ano: 2014

Direção e roteiro: Cacau Rodhen

Duração: 80 minutos

Filme completo disponível aqui

Imagem: Divulgação

Sementes do nosso quintal

Localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, a Te-Arte é uma escola totalmente diferente, sem separação das crianças por idade, idealizada para ser um espaço de brincadeiras e vivências ao ar livre. Lá a música está presente em todos os momentos de sua aprendizagem, com professores clássicos e populares tocando seus instrumentos durante as atividades, ou ensinando cantigas de roda e do folclore para os pequenos.

Aliás, o respeito pelas tradições brasileiras foi um dos pontos de partida para a educadora Thereza Soares Pagani, idealizadora da instituição. As crianças comem em uma cozinha que lembra os espaços do interior, com alimentos cultivados na própria escola, que elas podem cheirar e experimentar, além de ajudarem na feitura das refeições.

A diretora do documentário, Fernanda Heinz Figueiredo, foi aluna da Te-Arte em sua infância e quis fazer um retrato amoroso do espaço onde deu seus primeiros passos para formar-se como pessoa e cidadã.

Ano: 2012

Direção e roteiro: Fernanda Heinz Figueiredo

Duração: 120 minutos

Trailer disponível aqui

É possível baixar o filme e organizar uma sessão para seus alunos aqui

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: [email protected]

audiovisual audiovisual na educação discussões em sala de aula documentários e educação

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