Desde fins de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o assunto comum entre várias instituições educacionais, professores e, é claro, entre o mercado editorial de livros didáticos. E isso não é de causar espanto, afinal, esse documento brasileiro foi o que mais recebeu contribuições da sociedade civil.
A Editora FTD, referência na produção e na oferta de conteúdos educacionais, buscando propostas adequadas às diferentes necessidades culturais do mercado, assumiu para si o desafio de descobrir quais eram as reais potencialidades dos municípios brasileiros para o desenvolvimento de competências gerais da nova BNCC. Depois do estudo sobre as especificidades das várias cidades, outra questão surgiu: como pensar as práticas pedagógicas sob à luz da BNCC?
Das práticas para a Base, e vice-versa
Como pensar as práticas pedagógicas sob à luz da BNCC? Essa é uma pergunta interessante, se partirmos do princípio de que os novos livros didáticos estão pautados na nova base curricular. Já que os professores são os responsáveis em interpretar as palavras e as representações contidas nos materiais didáticos e, assim, implementarem o currículo à prática da sala de aula, como mediar tais interpretações? Como tal discussão atingiria um alto número de professores?
É nesse ponto que a parceria entre FTD e o Instituto Singularidades ganhou força e relevância. Familiarizada com a busca de soluções para os dilemas do processo de aprendizagem infanto-juvenil, a equipe de Consultoria do Singularidades, depois de construir o curso “Da BNCC à aula de aula: a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, soube como adaptar os princípios da BNCC às especificidades das salas de aula de quase 15 mil professores, espalhados por 852 municípios de 26 estados brasileiros.
Mas como fizemos isso para tanta gente? Depois de reuniões e construção teórico-metodológica sobre o curso, estabeleceram-se como fundamentais as seguintes premissas:
- Um maior conhecimento dos princípios norteadores e da organização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Como esses princípios e organização se materializam nas práticas de sala de aula;
- Conhecer e analisar as mudanças e as permanências apresentadas na BNCC no que concerne às características e organização dos componentes curriculares: Matemática; Língua Portuguesa; Ciências, Geografia e História;
- Analisar propostas de planos de aula e projeto integrador, em consonância com o que propõe a BNCC.
Das especificidades nascem soluções inovadoras
O grande número de estudantes e o envolvimento de tantos estados e municípios foram a tônica do nosso desafio. Munidos pelos dados de cada uma das regiões implicadas, construímos roteiros de cursos on-line para os profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental de todo o Brasil, de forma a abarcar os caminhos possíveis para a prática educativa.
A qualidade teórico-pedagógica empregada no curso “Da BNCC à sala de aula: a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental” e a capacidade técnica dos consultores pedagógicos do Instituto Singularidades possibilitaram a estruturação auto instrucional de formações on-line, cujas trilhas inovadoras garantiram uma média de alunos formados de dois pontos percentuais superiores à nota nacional.
E este é só um exemplo de nossos excelentes resultados, que puderam ser acompanhados pela FTD por meio de minuciosos relatórios a respeito dos municípios e dos estados brasileiros.
Uma parceria de sucesso
Gerir uma plataforma de aprendizado on-line dessa envergadura nos legou ótimas avaliações. Os padrões de profissionalismos e de qualidade do Instituto Singularidades foram atestados e elogiados pela Editora FTD. Este é um sinal da nossa capacidade de contribuição para a formação continuada de milhares de estudantes espalhados por todo o Brasil.
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