Em busca de renovação da tradição em educação
Há muito tempo, a Fundação Bradesco tem como ideal de perpetuação de um ensino de qualidade, que priorize a formação integral de seus alunos. Assim, desde pelo menos 1956, a fundação tem voltado seus investimentos sociais para a elaboração de uma educação gratuita e de qualidade para crianças, jovens e adultos, sempre privilegiando regiões de vulnerabilidade socioeconômica.
Daí surgiu a iniciativa de criação de uma rede de 40 escolas distribuídas por todos os estados brasileiros. Desse modo, a intenção de elevar os níveis educacionais do país ficou ainda mas concreta. Durante todos estes anos, pouco mais de 6,9 bilhões de reais foram investidos no custeio da gestão das escolas, em recursos didáticos e em atendimentos médico-odontológicos, entre outras atividades. Em todo o Brasil, 94.256 alunos já foram formados pela rede de escolas da Fundação. Outros 704 atendimentos médicos foram realizados e mais de 11 milhões de refeições foram servidas.
O desafio de engajar professores e gestores
Para além dos alunos, a pedra central não poderia deixar de ser o corpo de professores e gestores das instituições. Coordenar e operar uma iniciativa dessa envergadura não é uma tarefa fácil para os profissionais contratados pelas escolas. É por isso que nasceu a parceria entre o Instituto Singularidades e a Fundação Bradesco.
Com cursos pensados exclusivamente para as demandas da rede da Fundação Bradesco, a equipe de Consultoria Pedagógica do Instituto Singularidades têm contribuído para o aprimoramento do trabalho de orientação pedagógica e educacional daqueles ambientes escolares, há dois anos.
Além disso, desde 2017, o Singularidades tem produzido cursos de aperfeiçoamento educacional para professores que vão da leitura de textos acadêmicos passando pelas temáticas de letramento matemático, até as melhores formas de gerir pessoas em ambientes escolares.
E vem aí a segunda edição
O curso “Gestão do Orientador Pedagógico Educacional (OPE) – Intervenções na Prática Docente”, por exemplo, iniciará o seu segundo ano de atividades, privilegiando as especificidades das funções de orientadores pedagógicos educacionais (OPE’s), no sentido de formar esses profissionais para melhor atenderem as demandas pedagógicas da Educação Infantil, e dos ensinos Fundamental e Médio, em seus anos iniciais e finais.
Depois de cursadas um total de 84 horas, são mulheres e homens que se sentem preparadas para o exercício do papel de formadores de professores, ao mesmo tempo em que desempenham a responsabilidades de gestão de pessoas.
E isso só foi possível graças ao esforço do Singularidades em construir formações que possibilitassem vivências múltiplas nas quais, ao serem mediadas por formadores e tutores, os alunos pudessem ampliar seus conhecimentos e, assim, incorporar ao seus repertórios referências relevantes para o contexto formativo de professores das mais diversas áreas.
Além disso, o curso também buscou instrumentalizar os OPE’s no planejamento da rotina escolar, ajudando no estabelecimento de prioridades e elaboração de planos de ação.
A cereja do bolo: melhorar o letramento matemático
Outro curso que pode ser citado é “Alfabetização em Matemática: a criança, os significados, e o mundo dos números e formas”. Atendendo ao interesse da Fundação Bradesco, o Singularidades assumiu a responsabilidade de cuidar da formação continuada de vários professores no processo de ensino e aprendizagem do letramento matemático de crianças matriculadas nas duas primeiras séries do Ensino Fundamental.
Foram cursados 10 módulos que contemplaram os eixos temáticos da Geometria, das Grandezas e Medidas, das Estatística e Probabilidade, da Álgebra e Funções e dos Números e Operações. Desse modo, a partir do uso de metodologias ativas, questões relativas à alfabetização matemática foram muito bem tratadas.
Esses dois cursos são ótimos exemplos de como a parceria entre o Instituto Singularidades e a Fundação Bradesco tem rendido bons frutos.
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