A educação deve promover a ampliação dos horizontes humanos em seus múltiplos aspectos. A elevação conjunta da capacidade cognitiva, emocional e física é essencial para o florescer da condição humana em sua plenitude. Contribuir para que o indivíduo reconheça suas potencialidades, nutra sua vocação e a coloque a serviço do mundo deve ser o propósito final de todo processo escolar.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta justamente neste sentido. Este importante documento, que ocupa função norteadora para o desenvolvimento da educação básica, constitui um verdadeiro marco civilizatório brasileiro. O reconhecimento da integralidade humana é condição básica para a formação do cidadão do século XXI.
Contribuir para que a BNCC ganhe vida nas salas de aula brasileiras é uma das missões do Instituto Singularidades. Entre as mais variadas ações que promovemos neste inverno de 2019, uma promete “aquecer” significativamente a prática docente, o curso BNCC: um convite à moderna educação, que será ministrado pelo professor José Henrique Porto.
Abaixo trazemos alguns recortes com explicações do educador sobre as ferramentas pedagógicas que ele apresentará aos participantes durante a formação:
Dia 16/7
“Na terça-feira, exploraremos o universo da gamificação. Os educadores participarão de uma aula estruturada dentro de um Role Play Game (RPG), para experimentarem com protagonismo o poder desta metodologia ativa. Ao final, abriremos a ‘caixa preta’ da aula e analisaremos todas as estratégias utilizadas durante o jogo e refletiremos como elas podem ser reaplicadas em outros cenários”.
Dia 17/7
“No segundo dia, no período da manhã, vamos mergulhar na Taxonomia de Bloom, que ocupa posição central em todo o processo de construção da BNCC. Inicialmente, vamos exercitar as múltiplas habilidades do pensar: identificar, explicar, aplicar, analisar, comparar, criticar e criar. Posteriormente, os professores serão convidados a revisitar suas sequências didáticas à luz da taxonomia, e a reorganizá-las de forma a conduzir os alunos na elevação das suas habilidades cognitivas.
À tarde, exploraremos uma simples e interessantíssima ferramenta da educação integral desenvolvida pelo filósofo americano Ken Wilber: os quadrantes. Segundo o pensador americano, tudo o que existe possui quatro dimensões na perspectiva humana: a cultura, a psique, o corpo e o sistema. Quando aprendemos a organizar nossos projetos escolares ou nossas aulas dentro desta ferramenta, a interdisciplinaridade floresce naturalmente”.
Dia 18/7
“No último dia, nosso tema será a Educação Socioemocional. O grupo participará de dinâmicas que terão como propósito potencializar a capacidade empática, elevar a qualidade dos relacionamentos sociais e promover o autoconhecimento.
Para tal, utilizaremos como substrato teórico o poder da vulnerabilidade, da professora e pesquisadora Brené Brown, e as tipologias de personalidade do psicanalista Carl Gustav Jung. O objetivo é que os educadores se apropriem dessas ferramentas e possam utilizá-las em suas relações interpessoais, seja no âmbito privado ou profissional”.
O que acharam, professores? É sempre bom poder revisitar nossa prática profissional tendo em vista novas propostas educacionais. Ser professor é ser um eterno estudante!
Para mais informações sobre este e outros cursos de inverno que o Singularidades oferece em 2019, clique aqui.
José Henrique Porto é formado em História pela USP, especialista em Filosofia da Educação pela PUC-SP e Educação Integral pelo Instituto Singularidades. É docente do curso de inverno “BNCC: Um convite à moderna educação – Ferramentas pedagógicas para inovar em sala de aula” do Instituto Singularidades.
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/categoria-produto/cursos-de-inverno-2019/
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