Há algum tempo, a equipe de professores do curso de licenciatura em Matemática tem pensado em como se conectar com outros docentes desta disciplina, buscando gerar uma comunidade de estudo e aprendizagem sobre práticas de sala de aula.
Por experiência própria ou por conhecimento de estudos já realizados, existe certo consenso sobre os desafios existentes no ensino desta disciplina na Educação Básica, assim como há concordância de que muitos docentes costumam enfrentar sozinhos esses desafios.
Tendo como pressuposto um processo colaborativo, o objetivo principal seria promover o diálogo, a troca e a colaboração entre professores sobre conteúdo específicos, estratégias de ensino, atividades potencializadoras de aprendizagem, recursos de avaliação, dentre outros, e assim propiciar a reorientação e a ressignificação de suas práticas.
A proposta de iniciarmos o grupo foi quase abandonada com a chegada da pandemia. Mas não! Com alegria, queremos compartilhar que, em meio à quarentena, 27 professores e professoras, de diferentes lugares do país aceitaram nosso convite e, de forma virtual, demos o primeiro passo para a criação do Grupo de Estudos Singularidades para o Ensino da Matemática (GESEM).
Tivemos dois encontros no mês de maio e já temos o próximo agendado. A partir de agora, os rumos do GESEM serão traçados de maneira colaborativa, com base nas demandas e potencialidades destes professores que querem contribuir para o ensino da Matemática em seus campos de atuação. Esperamos que, em breve, possamos trazer mais novidades por aqui.
Marta de Oliveira Gonçalves é doutora em Educação: Psicologia da Educação, Psicóloga e especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também é docente na licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades e membro do GESEM.
Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: [email protected]