Em meados de março, as escolas, professores e educadores tanto das redes pública quanto da privada se apressaram em preparar ambientes e ferramentas de ensino que permitissem que os estudantes continuassem seus estudos.
Entretanto, no caso de crianças pequenas e bebês (dos 0 aos 5 anos), o desafio inclui um esforço extra para manter a atenção e continuar estimulando as competências e habilidade dos pequenos previstas na nova BNCC, tanto por parte dos professores quanto dos pais.
A ideia é seguir estimulando a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento destes estudantes de forma lúdica, com o professor orientando as crianças por meio das ferramentas digitais, para não deixar que o interesse fuja, e a aprendizagem sofra prejuízos.
A seguir, indicamos cinco atividades e dicas para educadores e pais tornarem as atividades da educação infantil mais interessante e divertida, envolvendo a todos. Depois de feitas, todos os alunos deverão compartilhar seus projetos com os companheiros e com o professor. Venha com a gente conferir estas atividades que manterão os pequenos conectados com o aprender.
Massinha e papel para desenvolver a coordenação motora fina (0 a 2 anos)
A coordenação motora grossa ou geral é a que permite que as crianças e bebês caminhem, saltam ou corram. Já a fina, envolve os músculos menores do corpo, como o das mãos, dos dedos, ao redor da boca e dos olhos.
Guiados pelos professores nas plataformas de ensino on-line, atividades como construir casinhas, animais ou outros objetos usando massinha, material facilmente manuseável e moldável pelas mãozinhas e dedinhos são sempre indicados para estimular estas habilidades táteis.
Outra atividade divertida e que ajuda as crianças a fazerem o movimento de pinça com os dedos é a “chuva de papel”. Com a ajuda dos pais, as crianças cortam (com os dedos ou com uma tesoura de ponta redonda) pedacinhos de papel colorido. Quanto mais, melhor. Depois de tudo cortado, é hora de jogar tudo para cima e recolher cada pedacinho de novo, guardar numa caixinha, e recomeçar a brincadeira.
O som dos animais (de 1 a 3 anos)
A partir de gravuras de animais, que podem tanto ser digitais, mostradas aos pequenos por meio da plataforma usada para as aulas, quanto em cartões com desenhos e exibidos pelo professor pelo mesmo meio on-line, o professor mostra cada imagem, a identifica e faz o som emitido pelo bicho: “Esse é o gato e ele faz miau”, e assim sucessivamente. Depois, convida cada aluno a fazer o mesmo.
Esta atividade tem como objetivo explorar sons feitos com o corpo do próprio aluno ou do ambiente. Por meio da repetição e da brincadeira, a criança exercita a memória, aprendendo a reconhecer sons da natureza e imitá-los.
Meu museu (3 a 5 anos)
Entre os 3 e os 5 anos, as crianças começam a entender as relações familiares: “este é meu pai, aquele é o meu avô, que é pai do meu papai, aquela é minha tia, a irmã da minha mãe. Nas últimas férias, todo mundo foi para a casa da praia e nos divertimos muito.”
Para registrar a história de cada criança, uma atividade interessante é criar um “museu particular”. Sempre com o apoio dos pais e usando uma cartolina ou um quadro onde passa colar-se imagens, o pequeno irá coletar fotos de quando era bebê e adicionar o lugar onde nasceu, quem estava lá neste dia; o primeiro dia na escola; os primeiros amiguinhos e todas os marcos importantes na vida da criança até aquele momento.
Depois de pronto, tudo é compartilhado com os professores e os coleguinhas. Para reforçar os vínculos familiares e identificar-se em seu grupo, essa atividade pode ser muito útil, divertida e potente.
O meu bairro (de 3 a 5 anos)
Como seria o bairro ideal de cada aluno? Como seriam as casas, as pessoas e os relacionamentos entre elas? E as ruas, se pareceriam com as de são agora? Neste exercício de imaginação e execução, o professor propõe que cada um imagine este lugar e, a partir desta primeira ideia, coloque a mão na massa, usando materiais facilmente encontrados em casa, como papelão, fita adesiva, fita crepe, pratos e copos de papel, cola, barbante etc.
Quem tiver luzes pequenas para fazer os postes das ruas, ou qualquer outro material diferente, vale também. A ajuda dos pais é fundamental, respeitando o espaço criativo do aluno, sempre.
Depois de construir todos os elementos – casas, praças, natureza, pessoas, parquinhos, quadras de esporte e o que mais quiser colocar neste lugar “perfeito” – a criança compartilha com o professor e os colegas o que usou para criar seu espaço e o porquê escolheu este formato.
Encontro virtual (para todas as idades)
Uma das queixas mais frequentes entre as crianças até os 5 anos é a saudade não só do ambiente escolar e das atividades, mas também dos amiguinhos. Para que esse contato não se perca, é importante que no planejamento das aulas esteja presente um ou dois dias para que os estudantes se vejam por meio da plataforma digital de ensino, mostrem sua casa, seus pais, seus brinquedos e conversem.
Cabe aos professores determinarem a duração destes encontros e facilitá-los, e aos pais, apoiarem os pequenos no uso da tecnologia e na execução da atividade. Em momentos em que a solidão atinge até crianças e bebês, este tipo de atividade é muito importante.
Durante o curso on-line “BNCC na Educação Infantil”, serão apresentadas de forma prática diferentes formatos de linguagens para criar um planejamento de atividades que estimulem o desenvolvimento de crianças dos 0 aos 5 anos. Saiba mais sobre o curso e como ajudar seus alunos da educação infantil a seguirem suas jornadas de aprendizados aqui: https://bit.ly/3aUZzkK
O que achou das nossas dicas? Compartilhe conosco quais atividades e projetos você, professor da educação infantil, vem propondo para as atividades on-line dos pequenos para mantê-los aprendendo e se divertindo!
Para saber mais: https://loja.isesp.edu.br/produto/bncc-na-educacao-infantil/
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