Era manhã do dia 21 de fevereiro quando entrou no ar pela primeira vez o podcast Educaramba. Com uma edição-piloto transmitida ao vivo nas redes sociais do Instituto Singularidades, o programa já veio ao mundo provocando debates quentes sobre a educação no Brasil.
O podcast é uma iniciativa do Singularidades para aprofundar discussões urgentes, sempre com convidados no estúdio, estimulando a reflexão dos ouvintes sobre as políticas públicas educacionais no país.
O Educaramba faz parte de uma série de iniciativas para estimular a comunicação transmídia no Singularidades, conectando novas linguagens e tecnologias da comunicação com conteúdos profundos e que traduzam os debates feitos em sala de aula para a sociedade.
O programa acontece em parceria com a Central 3, uma central agregadora de podcasts, com sete anos de vida. A rádio tem reunido uma série de iniciativas de produção de conteúdo, formando uma programação que une jornalismo e entretenimento.
Logo no programa-piloto, o diretor-executivo do Singularidades, Miguel Thompson, esteve junto aos locutores Tati de Souza e Paulo Motoryn, recebendo Lucas e Gabriela, estudantes do Singularidades e representantes do Coletivo da Diversidade, formado por alunos da instituição.
O programa de estreia, no dia 28 de fevereiro, contou com dois convidados no estúdio para debater as novas linguagens e possibilidades na educação do século XXI.
Douglas Calixto, pesquisador da ECA-USP, apresentou sua pesquisa sobre os memes na educação, e Ivan Akerman, do Todos pela Educação, contou sobre sua experiência em sala de aula, após dois anos atuando em uma escola pública de Cuiabá (MT), por meio do programa Ensina Brasil.
Na quinta-feira pós-Carnaval, no dia 7 de março, o Educaramba #2 teve como convidada Amanda Rahra, co-fundadora da Énois, um escola de jornalismo voltada para jovens das periferias de São Paulo. O debate girou em torno da importância de se debater o jornalismo nas escolas e na formação de professores como ferramenta contra a desinformação e as fake news.
Desde então, o podcast recebeu outros convidados, como Carolina Sciarotta, coordenadora do Pátio Digital, programa de governo aberto e disponibilização de dados em formato público da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo.
Na última semana de março, o Educaramba também trouxe informações quentes sobre a primeira reunião ordinária da Comissão de Educação da atual legislatura da Câmara dos Deputados, direto de Brasília (DF).
Clicando aqui você pode ouvir todos os nossos episódios. Na próxima quinta-feira (dia 11) teremos o sétimo episódio, que você pode acompanhar ao vivo no Facebook do Singularidades.
Paulo Mifano Motoryn, jornalista e locutor do Educaramba
Para saber mais: http://blog.singularidades.com.br/os-podcasts-vieram-para-ficar-inclusive-na-educacao/
Entre em contato: [email protected]