Entre as deficiências físicas e mentais mais comuns, as menos faladas são as múltiplas, que afetam tanto o nível físico quanto o mental. A formação do professor que ensina este tipo de aluno deve ser cuidadosa, amorosa e acolhedora (não muito diferente da que deve ser oferecida a todos os alunos, em suas tantas diversidades), para que o aluno possa desenvolver todas as suas potencialidades e sentir-se incluúido.
A seguir, você confere uma seleção de cinco filmes que tratam deste tipo de deficiência e que trazem visões interessantes e tocantes sobre o tema.
Amy, uma vida pelas crianças
País: Estados Unidos
Ano : 1982
Direção: Vincent McEveety
Duração: 1h40min
Após a morte de seu filho, Amy (Jenny Agutter) deixa seu marido para se tornar professora em uma escola para crianças deficientes. Descobrindo uma nova razão para viver, ela se dedica a ensinar crianças surdas a falar, ao mesmo tempo em que elas o ensinam o verdadeiro sentido do amor.
Meu nome é Radio
País: Estados Unidos
Ano : 2003
Direção: Michael Tollin
Duração: 58 min
O filme mostra a inclusão de “Rádio” – apelido pelo qual James (Cuba Gooding Jr.) passa a ser conhecido – numa dinâmica antes marcada pela competição e altas habilidades, trazendo sensivelmente a possibilidade de aprendizagem em outros tempos e maneiras.
Cordas
País: Espanha
Ano : 2013
Direção: Pedro Solís García
Duração: 58 min
Este curta de animação narra a amizade entre María, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. O filme é baseado na vida do próprio diretor, Pedro Solís Garcia, e na amizade entre seus dois filhos, um deles com o mesmo tipo de deficiência do personagem do filme.
Sempre Amigos
País: Estados Unidos
Ano : 1998
Direção: Peter Chelsom
Duração: 1h48min
O filme relata a parceria, a amizade e as dificuldades enfrentadas por dois garotos. Kevin (Kieran Culkin) é extremamente inteligente, mas sofre de uma doença degenerativa e, por conta disso, acaba ficando isolado do convívio social e vivendo mais no mundo da imaginação. Enquanto isso, Max (Elden Henson) é um gigante de 13 anos, que não tem o desenvolvimento esperado na escola e, por conta disso é discriminado no ambiente pelos colegas.
O Escafandro e a Borboleta
País: França
Ano : 2007
Direção: Julian Schnabel
Duração: 1h52min
O filme conta a história de Jean-Dominique Bauby, famoso jornalista e editor da revista Elle francesa, que depois de sofrer um AVC, entrou em coma e acordou vinte dias depois. Jean foi acometido por uma rara doença, conhecida Síndrome do Encarceramento. Ele perde os movimentos do corpo e mantém apenas o piscar do olho esquerdo como forma de comunicação com o mundo exterior. Passa a usá-lo para se comunicar com as pessoas, piscando letras do alfabeto. Preso em seu próprio corpo, Jean encontra na memória, na imaginação e na observação as ferramentas para seguir vivendo.
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/educacao-infantil-investigacoes-e-fazeres-com-criancas-de-4-6-anos/
Entre em contato: [email protected]