Desenvolvimento Profissional Docente é um amplo conceito que abrange todo o processo de tornar-se professor. Autores como Day (1999), Marcelo (2009) e Imbernóm (2011) entre outros, investigaram o processo de tornar-se professor e afirmam que várias experiências vivenciadas dentro e fora da escola, desde seus primeiros contatos com os diferentes modelos de professores, sua formação inicial em cursos de licenciatura, sua prática, sua formação continuada, e até mesmo experiências externas ao contexto escolar influenciam em sua maneira de atuar.
Portanto, tornar-se professor é um processo contínuo que não se inicia (e nem se encerra) de um dia para o outro. Entre tantos aspectos que compõem o trabalho docente, a pesquisa é um dos que devem ser desenvolvidos e estimulados durante sua formação inicial.
A prática de Investigação e Pesquisa é parte importante dos saberes que o professor precisa para seu trabalho. Não se trata de apenas saber investigar o que ele irá ensinar ou apenas buscar diferentes maneiras de apresentar os conteúdos, novas estratégias didáticas. Trata-se de saber investigar também sua própria prática e refletir sobre ela.
É preciso “quebrar” as barreiras que separam as práticas pedagógicas em suas salas de aula e ir além do refletir para melhorar a sua próxima aula. Faz-se necessário questionar, refletir, pesquisar, analisar, sintetizar e compartilhar sua prática de forma a contribuir com a Educação de maneira mais ampla e irrestrita.
Os Seminários Temáticos com foco em Investigação e Pesquisa realizados na semana de 7 a 10 de outubro, com palestras e oficinas realizadas por diversos docentes da própria instituição e também convidados, buscaram ressaltar aos licenciandos dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia do Instituto Singularidades, que sua prática docente deve ser reflexiva. É preciso saber fazer e saber investigar. Mais do que ser um simples consumidor, o professor pode e deve ser também produtor de conhecimento.
Referências
DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Editora Porto, 2001. 351p.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, p. 7‑22. 2009.
Marta de Oliveira Gonçalves é doutora em Educação: Psicologia da Educação, Psicóloga e especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também é membro do corpo docente do Instituto Singularidades.
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