Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Jogos e brincadeiras no aprendizado das crianças

  • Posted bysingularidades
  • 19 de abril de 2024
  • in Posted in Sem categoria
  • 0

Por Prof. Dr. Guilherme Santinho Jacobik

Sob uma perspectiva sócio-interacionista a criança desenvolve suas estruturas cognitivas ao lidar com situações de jogos e brincadeiras, dado que estes estão impregnados de aprendizagens e regras sociais que permitiriam aprendizagens futuras” (MOURA apud KISHIMOTO, 2009, p.79). A criança experimenta situações de faz-de-conta e de jogos de regras buscando solucionar as impossibilidades de tornar realidade seus desejos através da fantasia e da simulação de experiências cotidianas que ainda lhe são inacessíveis (VYGOTSKY, 1988).

Por decorrência dessa visão, o uso do lúdico na escola passou a ser considerado uma prática interessante dado que, ao aproximar o aluno do universo cultural, também permitiria a ele se aproximar dos conteúdos escolares, desenvolvendo novas estruturas cognitivas (MOURA apud KISHIMOTO, 2009). No entanto, isto depende da atividade orientadora do (a) professor(a), da criação de oportunidades e possibilidades que permitam ao aluno expor o que aprendeu em outros contextos. Em outras palavras, se o jogo e a brincadeira não forem ferramentas de uso das práticas da escola, nos parece que pouca importância terá a cultura lúdica externa do aluno.

A escola pode ser promotora desta ponte, escola e casa, inclusive oferecendo saídas culturais que, mais tarde, podem ser revisitadas pelos pais, junto com seus filhos.

Referências
KISHIMOTO, T.M.Jogo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.
VYGOTSKY, L.S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 1988

aprendizagem brincadeiras Jogos

Post navigation

Previous Post

Dia da Resistência Indígena: vitalidade, diversidade e continuidades

Next Post

Estudo mostra potencial das comunidades de práticas na formação de gestores escolares

  1. Desvendando as habilidades essenciais para um professor inspirador

    • Posted byJonas Nascimento
    • 8 de abril de 2025
  2. O poder do Planner de Gestão Escolar: como organizar o caos da sua Escola com estilo!

    • Posted byNayara Miranda
    • 14 de fevereiro de 2025
  3. Lançamento: 6 novos cursos gratuitos de extensão do Singularidades para atualizar seu currículo em 2025

    • Posted byNayara Miranda
    • 7 de novembro de 2024
  4. Você sabe o que é Design Instrucional? Descubra por que essa habilidade está transformando a educação

    • Posted byNayara Miranda
    • 9 de outubro de 2024
  5. Regulamentação da Psicopedagogia: Oportunidades e Impactos na Prática Profissional

    • Posted byNayara Miranda
    • 16 de setembro de 2024


Posts Relacionados

Posted inSem categoria

Desvendando as habilidades essenciais para um professor inspirador

  • Postedby Jonas Nascimento
  • 8 de abril de 2025
  • 0
Posted inSem categoria

O poder do Planner de Gestão Escolar: como organizar o caos da sua Escola com estilo!

  • Postedby Nayara Miranda
  • 14 de fevereiro de 2025
  • 0
Posted inSem categoria

Lançamento: 6 novos cursos gratuitos de extensão do Singularidades para atualizar seu currículo em 2025

  • Postedby Nayara Miranda
  • 7 de novembro de 2024
  • 0
Posted inSem categoria

Você sabe o que é Design Instrucional? Descubra por que essa habilidade está transformando a educação

  • Postedby Nayara Miranda
  • 9 de outubro de 2024
  • 0
Follow on Instagram
back to top