A licenciatura em matemática vem se renovando por meio de novos recursos e metodologias pedagógicas, criando novas oportunidades profissionais, na sala de aula e fora dela.
A formação destes professores deve ser cada vez mais abrangente, alinhada à visão do aluno do futuro, o que inclui cultura maker, solução de problemas, abordagem STEAM (Science, Technology, Arts and Mathematics, em inglês) e atividades diversificadas como escape room, realidade aumentada, programação, para ficarmos em alguns exemplos
O objetivo do curso de Matemática é formar um docente preparado para os desafios da Educação Matemática, e não um professor que dialoga exclusivamente com os conteúdos desta área do conhecimento. O foco na investigação, na construção do conhecimento, o olhar interdisciplinar, são alguns elementos que potencializam uma formação que navega por outras áreas além do campo esperado para a área
Enfim, no Instituto Singularidades, a faculdade de Matemática apresenta um currículo que leva em conta as demandas atuais que se mostram potentes para uma formação integradora e que desenvolva competências amplas.
Metodologias ativas para ajudar na reflexão matemática
As metodologias ativas, que priorizam a ação reflexiva dos estudantes em todas as situações de sala de aula são parte importante do currículo da licenciatura em Matemática, assim como das de Letras e Pedagogia.
Cada disciplina apresenta focos estratégicos e possibilidades variadas de ação, ora como elemento fundamental da proposta da aula, ora como exemplos de possibilidades para planejar, avaliar ou elaborar propostas de trabalhos específicos, demandados pelos professores, ou para as atuações nos estágios supervisionados.
Há um leque bem diversificado de possibilidades ativas, como a sala de aula invertida, rotação por estações, realidade aumentada, investigação matemática, aprendizagem baseada em problemas, robótica, produção de jogos, recursos e materiais didáticos etc.
A resposta dos alunos a estas novas metodologias vem sendo positiva, ainda que quando iniciam o curso há uma certa surpresa por parte deles e alguma forma de resistência. Isso é interpretado pelos professores como algo natural, porque o modelo de aula que o estudante e futuro educador experimentou até aquele momento era bem diverso.
Passar para um modelo centrado no docente para outro no qual o aluno é o foco exige algum tempo para compreensão do que se espera dele.
Mas, em pouco tempo, o envolvimento e compreensão sobre o processo crescem muito, se tornam evidentes as potencialidades e as aprendizagens alcançadas. Propiciar a experimentação e a vivência destas metodologias em todas as aulas conduz para aprendizagens mais profundas, duradouras, percebidas rapidamente pelos estudantes.
Aprendizagem além da sala de aula
Outro ponto reforçado pelo currículo da faculdade de Matemática é aprender também fora da sala de aula. São realizadas saídas a museus, exposições, atividades culturais e educativas variadas, além de um incentivo a participação autônoma dos estudantes para as propostas oferecidas na cidade.
Também são promovidas oficinas em escolas, potencializando o planejamento e o contato dos alunos com outras realidades. Este tipo de atividade acontece também no próprio Instituto, quando os licenciandos planejam e executam exercícios voltados para professores de variadas instituições, supervisionados pelos docentes.
São organizadas, ainda, saídas de campo que têm como objetivo construir cenários possíveis de ação ou intervenção, gerando propostas e projetos de atividades.
Outra forma de vivências fora da sala de aula é a participação em congressos, tanto como participante-ouvinte como por meio da apresentação de algum trabalho, quando há abertura do evento para a participação de alunos ainda em formação.
Os estudantes do curso de Matemática também são convidados a acompanhar seus professores em encontros de grupos de pesquisa ou estudo. Há também parcerias com outras instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs), nas quais os licenciandos podem tomar parte de vivências e ações.
Outro ponto que contribui para a ampliação do repertório do aluno é o compartilhamento de disciplinas entre as licenciaturas em Matemática, Letras e Pedagogia.
Isso também ajuda na consolidação de valores importantes para a instituição, como a valorização da diversidade, a escuta, a construção de argumentos, cenários que tragam o outro.
Além disso, essa prática possibilita ao aluno desenvolver um olhar para as intersecções entre as áreas, para as áreas fronteiriças e, portanto, para atualizações na aprendizagem.
Para além disso, ajuda a desmistificar olhares – levar a percepção de que a matemática é cultura, é um processo em construção e está presente em diferentes setores – elementos esses que, no senso comum, não são percebidos.
Este texto foi realizado em parceria com todos os professores da licenciatura em Matemática.
Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/graduacao-em-matematica/
Entre em contato: [email protected]