Para os que se encontram formados em Pedagogia ou em Matemática pode soar estranho pensar em cursar uma nova licenciatura, ainda mais na “tão temida Matemática”. Mas leia com atenção o que vamos relatar aqui e, talvez, você considere com carinho esta possibilidade.
E se enfrentar seus medos fosse uma possibilidade e uma demonstração de responsabilidade?
Professores e professoras costumam ser valentes, afinal vivem imersos em uma carga emocional bastante intensa, é uma profissão emocionante, pois lida com o contato estreito com muitos sujeitos. Se você, como muitos, não tinha a Matemática como sua disciplina preferida, ao educar o outro percebe que seu temor pode ser transmissível.
Se você, formado em Matemática, sente que lhe falta algo que o ajude a mobilizar e engajar seus alunos, talvez devesse considerar que na sua frente estão mentes muito complexas, que exigem uma formação bem consistente.
Para evitar aquilo que temos convencionado chamar de “herança maldita da formação” e ter mais consciência de nossa fragilidade, o importante sociólogo suíço, Philippe Perrenoud, nos alerta, é “necessário sabê-lo e é preciso controlar as influências que exercemos sobre o aluno”. (1993).
E se cursar mais uma licenciatura ampliasse sua formação e possibilidades de emprego?
A coordenadora de Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades, Margareth Polido Pires, afirma que a dupla licenciatura torna a aproximação com os conteúdos da Matemática ainda mais sólida, focada e especializada.
Isso significa que sua forma de lidar com o aluno será mais segura, terá mais elementos para entender a lógica dos alunos, para construir atividades mais dirigidas às necessidades deles e ampliar, certamente, a aprendizagem.
Ela também lembra que este profissional, pedagogo e matemático duplamente especializado, poderá lecionar também no Fundamental 2 e no Ensino Médio, com a vantagem de que, sua formação em Pedagogia lhe permite atuar como assessor de disciplina ou coordenador pedagógico, estando mais apto (a) para lidar com questões específicas destes dois segmentos.
As licenciaturas em Pedagogia e Matemática são irmãs?
Segundo Ricardo Plaza Teixeira, docente e coordenador do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Caraguatatuba, os dois cursos são irmãos, pois como todos os cursos de licenciatura, formam aqueles que atuarão em escolas e, grosso modo, se diferenciam, basicamente, apenas pelas faixas etárias.
Para Teixeira, é importante que o professor que fez Pedagogia saiba que fazer uma licenciatura em Matemática ajuda a melhor ensinar seus alunos neste campo, bem como Matemáticos que venham a fazer Pedagogia vão conhecer as questões educacionais envolvidas na aprendizagem, na infância, nos primeiros anos de escola. Os dois cursos se somam positivamente.
Você sabia?
Que o professor de Matemática possui a segunda maior atribuição de aulas nas escolas? Isto significa que, além de não faltar aulas para compor sua jornada, esta é, muitas vezes, completada em um único estabelecimento de Ensino.
Inúmeras pesquisas apontam que nos próximos anos haverá aumento da demanda por profissionais, sejam eles Pedagogos ou Matemáticos, pois o Brasil já apresenta um déficit nessas áreas. Imagine se você tiver essa dupla formação!
Para turbinar e incentivar sua decisão
O mercado anseia um profissional com essa característica, a da dupla formação, que será duplamente disputado pelo mercado das escolas privadas e habilitado a se inscrever nos concursos públicos que virão.
Além de tudo isso, poderá pleitear trabalhar com formação de professores, tanto nas escolas básicas quanto em nível superior, podendo ser assessor pedagógico e detentor de conhecimentos que poucos profissionais possuem.
Para encerrar
Ser professor, no Brasil, não implica em ter uma boa remuneração, mas é bem verdade que poucas profissões têm conseguido alcançar a rentabilidade merecida. Optar pela educação é uma escolha que traz desafios, mas inúmeras vantagens, como já citei. Encerro dizendo que, ao optar por completar sua formação fazendo outra licenciatura, dificilmente ficará sem emprego.
A maior vantagem, em minha opinião, será a oportunidade de trabalhar em contato direto com pessoas, vivendo a experiência maravilhosa do encontro, da novidade e de, bem de perto, ver as crianças e os adolescentes crescendo intelectualmente e como sujeitos, com o apoio da sua ajuda qualificada. Isto, de fato, não tem preço! Pense nisso.
Guilherme Santinho Jacobik é doutor em Ensino de Matemática e professor da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. No 1º semestre de 2019 lecionará na Extensão Universitária “Matemática, Artes com Ciências: Práticas e Conceitos – Interligações possíveis”
Para saber mais: http: institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/segunda-licenciatura-matematica/
Entre em contato: [email protected]