Recentemente são encontrados inúmeros artigos e pesquisas que demonstram o impacto positivo do ensino da música no desenvolvimento integral do ser humano. Surgem novas abordagens na área e, atreladas a elas, dúvidas sobre que escolhas fazer diante de tantas opções disponíveis.
No dia a dia, profissionais da área da Educação e pais que, conscientes dos benefícios da aprendizagem da música para as crianças, procuram-me, ansiosos. Querem saber qual a melhor atividade musical para iniciar os estudos na área, qual idade ideal para começar, o melhor instrumento, o mais fácil e assim por diante…
Tenho um grande carinho por todos aqueles que constatam que a música é um valioso aliado para a educação de seus alunos e filhos, e têm o cuidado de oferecer a eles essa experiência tão única. E, com o mesmo apreço, divago agora sobre como não transformar essa oportunidade numa experiência mal sucedida.
No ambiente escolar, a música, assim como em outras áreas de conhecimento, faz-se presente no currículo com o propósito de apoiar o processo de ensino-aprendizagem do aluno em sua plenitude. É sobre esse mesmo assunto que abordo no Curso de Verão do Instituto Singularidades, Music & Movement Approaches to Language Learning: Practices to Support the Bilingual Student.
Ao se pensar na trajetória educacional, cantar, dançar e explorar sons do corpo e de instrumentos musicais em grupo numa perspectiva lúdica facilita e favorece o desenvolvimento das habilidades linguísticas, afetivas, sociais e psicomotoras.
Isso significa que estarão frequentemente trabalhando de forma cooperativa, aprendendo a ouvir uns aos outros enquanto buscam soluções para que a sintonia do grupo aconteça, superando os desafios que o aprendizado da Música traz, sejam de cunho específico (a conexão dos processos rítmico, melódico, vocal…) ou geral (psicomotor, cognitivo, afetivo, social).
Aulas particulares de instrumento oferecem o complemento da aprendizagem na escola, pois nessa ocasião a criança estará sob um diferente olhar, focado nas especificidades da linguagem musical.
Essa vivência, por sua vez, oferece ao aluno as vantagens de um desenvolvimento psicomotor específico, que desafia a criança em um contínuo processo de aprendizagem que demanda tempo, paciência e perseverança. Tais habilidades são fundamentais para as conquistas cognitivas e favorecem o desenvolvimento da autoestima.
Entretanto, é muito importante que pais e professores compreendam que o processo de aprendizagem é mais valioso que um resultado final. É durante a contínua atividade que as diferentes habilidades estabelecem conexões que aprimoram as funções cerebrais e propiciam a satisfação.
Aguardar um produto final ou trabalhar em função dele frequentemente gera expectativas irreais, que frustram o aluno em sua jornada prejudicando seu envolvimento e motivação – a essência para que a criança sinta-se realizada, capaz e disposta a superar novos desafios.
O processo de aprendizagem musical, quando aplicado de forma adequada e livre de expectativas (essas cabem ao professor), na intenção de apoiar o crescimento pleno do ser humano – oferece constantemente o benefício do desafio e da superação.
Tudo isso contribui para que a criança aprenda a lidar com suas frustrações, supere obstáculos e celebre suas próprias conquistas, uma vantagem que vai além da competência musical, englobando todos os âmbitos sociais e propriedades intelectuais.
Para saber mais sobre o curso Music & Movement Approaches to Language Learning: Practices to Support the Bilingual Student, clique aqui.
Roberta Bonelli Braga é graduada em Música/ Licenciatura e Pedagogia, trabalhou em projetos sociais e redes privadas como Pedagoga e Especialista em Música bilíngue, atuando hoje como professora Especialista de Música em todas as divisões educacionais na Chapel School, em São Paulo. É fundadora e administradora das redes sociais “Music at School: a Survival Guide for All Teachers“, tem a intenção de promover a conscientização da importância da Música no desenvolvimento integral da criança, auxiliando e inspirando profissionais de todas as áreas do conhecimento a implementar Música e Movimento em seus currículos disciplinares.
Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/music-movement-approaches-to-language-learning-practices-to-support-the-bilingual-student/
Entre em contato: [email protected]