Nos tempos atuais, com o acirramento da globalização, presencia-se uma alteração substantiva no panorama social, cultural e linguístico mundial. Nesse cenário, é notória a expansão da língua inglesa no planeta, representada, por muitos, como um bem cultural de muito valor no mercado linguístico. No Brasil, evidencia-se um crescimento significativo de escolas de idiomas, escolas bilíngues e programas de ensino que têm como língua de instrução o inglês.
O conhecimento do inglês possibilita o acesso ao mundo dos discursos múltiplos, para que o indivíduo possa compreender o mundo em que vive e dele fazer parte. Percebemos, então, que o uso do inglês é um dos meios mais rápidos de inclusão e ascensão social.
Ferramenta de inclusão cidadã
Para além do acesso a informações diversas, das possibilidades no mundo do trabalho, saber inglês é um recurso necessário para a cidadania contemporânea. Isso significa que o conhecimento dessa língua é útil e necessário entre nós, em nossa própria sociedade.
Por meio de uma língua adicional, podemos nos confrontar com visões do mundo distintas das nossas. Assim, o educando tem a possibilidade de ampliar seu repertório e decidir o que desses novos saberes importa para sua vida imediata.
Ao lidar com textos orais e escritos nessa língua adicional e valer-se dela para agir, pode-se conhecer cada vez mais e, desse modo, formar sua própria visão mais atuante e informada acerca dos fatos. Portanto, o educando se torna capaz de agir mais afirmativamente em sua realidade imediata e do mundo maior no qual está inserido.
Podemos, então, considerar que o ensino de inglês tem por propósito geral a formação de um cidadão capaz de atuar em cenários superdiversos, como os que nos deparamos na atualidade.
Isso ocorre uma vez que o educando se torna cada vez mais capaz de avaliar seu lugar na sociedade e compreender como as diferenças foram produzidas ao ter a possibilidade de acessar uma multiplicidade de discursos que circulam em diversos círculos e, desse modo, ampliar seu repertório cultural e sua visão de mundo.
Antonieta Heyden Megale é Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pedagoga e Bacharel em Comunicação Social.
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