São muitas e bem diferentes as razões que levam alguém a escolher determinada profissão por meio da formação específica, e em educação não é diferente. Entre os futuros professores que estudam no Instituto Singularidades, há desde aquele aluno que tem na mãe professora um modelo, até quem trabalhou por anos em um setor, não se sentia feliz e resolveu buscar na docência uma razão de trabalhar com propósito.
Coletamos 40 depoimentos de alunos ingressantes sobre o porquê desejarem ser professores, cada um com motivação e história diferentes. Um tema comum surge com força: a vontade de melhorar a educação no país e ser um formador de pessoas melhores e mais ativas na sociedade. Leia e inspire-se a seguir.
“Meu percurso profissional e pessoal me mostrou que deveria seguir esta direção. Percebi, ao longo desta trajetória, que meu perfil estava mais voltado à educação. Toda a linguagem, os temas e até meu comportamento e colocação no mercado me direcionaram para esta área.”
“Acredito que ensinar seja a base para um mundo diferente e mais justo, além de que gosto muito do espaço da escola e conviver com as crianças, de forma que cada troca acrescenta para mim como pessoa.”
“Eu gostaria de trabalhar com crianças. E acredito que a escola tem um papel fundamental na formação de indivíduos críticos, autônomos e agentes de transformação, e eu gostaria de cocriar nessa área.”
“Acredito que a educação transforma vidas.”
“Tenho muito interesse na área da educação, sou apaixonada por crianças e muitas coisas da minha vida me levaram a essa escolha.”
“Eu escolhi esse curso porque essa sempre foi minha opção. Mesmo criança já sabia que o meu destino era ser professora, mas a minha inspiração maior é minha irmã, que é mais do que isso, é um ser especial.”
“Acredito na mudança do nosso pais através da educação.”
“Porque tenho muito interesse e curiosidade sobre os diferentes métodos de alfabetização e gostaria de trabalhar com educação infantil.”
“Sempre foi meu sonho lecionar. Desde criança, sempre criei expectativas em relação a isso, e espero me formar e lecionar pro resto da vida.”
“Acredito que minha vocação e energia estão voltadas ao desenvolvimento da educação no Brasil no nível de ponta, e também na necessidade de aperfeiçoamento acadêmico para trabalhar na área.”
“Me formei em publicidade e não me identificava com o curso, e com o futuro e a rotina que ele me proporcionaria. Sempre fui apaixonada por crianças e me vejo trabalhando com elas em meu futuro.”
“Por acreditar no poder que a educação tem de mudar o mundo.”
“Para mudar o mundo.”
“Quero trabalhar na área, aprender a lidar com o outro e conhecer diferentes formas de educação.”
“Sempre gostei de dar aulas na minha igreja para crianças e adolescentes, e amo ensinar as pessoas.”
“Por acreditar na mudança que um pedagogo causa da primeira infância até à alfabetização dos alunos.”
“Tenho fé nas crianças, sinto esse chamado e acho que a educação precisa ser transformada.”
“Por querer exercer a educação de uma forma singular, e por amar crianças e arte.”
“Por influência do pedagogo Paulo Freire e por conta dos meus sobrinhos, quais são minha maior motivação.”
“Saí da escola por insatisfação com o método que foi me apresentado, e agora quero entender como ensinar alguém do ‘jeito certo’. “
“Meu sonho sempre foi ser professora, desde criança. Vejo a pedagogia como curso ideal para ingressar no ensino superior, principalmente, por saber o quanto um professor de Ensino Fundamental pode marcar um aluno.”
“Desde pequeno gostaria de ajudar a sociedade da melhor forma possível. Com o decorrer dos anos fui ganhando interesse na área da educação, por conta de alguns trabalhos voluntários e por ter uma família repleta de educadores.”
“Por acreditar na potência de transformação da sociedade através desta área.”
“Por que é uma área com que eu me identifico e que tenho esperança que ajude o mundo a ser melhor.”
“Escolhi esse curso pois descobri que eu amo a área da educação, e acredito nela como objeto de mudança.”
“Quando entrei na faculdade estava na dúvida se deveria fazer pedagogia ou administração. Escolhi a administração, mas quando fui procurar emprego me interessei muito pela área de educação. Hoje trabalho em uma fundação voltada para a educação e quero me aprofundar na área.”
“Por amor a esta profissão que eu admiro. Acredito na educação e na formação de seres humanos. Abandonei o Marketing, porque quero fazer parte de um mundo melhor, ensinando e formando pessoas de bem.”
“Escolhi pedagogia porque a educação me encanta, é a forma que quero existir no mundo.”
“Estou buscando um trabalho em que eu tenha prazer e propósito e por isso gostaria de trabalhar na área de educação. Faço um projeto social de educação de habilidades sócio-emocionais em uma comunidade carente. Gosto muito de crianças e tenho interesse em aprender mais da área de Pedagogia, para entender melhor a psicologia infantil.”
“Sempre quis ser professora, acredito no poder transformador da educação e adoro crianças – inclusive já trabalho com elas e adoro.”
“Porque acredito que a educação é um fator de mudança fundamental.”
“Por querer contribuir com a sociedade de alguma forma.”
“Por amor à educação, preocupações políticas e sociais, e por achar lindo o desenvolvimento humano.”
“Porque me interesso na área da educação e do desenvolvimento infantil.”
“Porque me identifico muito com o curso e acredito que a educação infantil (principalmente) pode mudar o mundo, educando e formando seres humanos melhores.
“Para aprender mais sobre a prática pedagógica e ampliar minha atuação no mercado de trabalho.”
“Por ter me apaixonado pela área ao auxiliar aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2017.”
“Escolhi pedagogia pois é um curso que habilita o profissional a atuar numa das áreas mais sucateadas nosso país, que é a educação. Quero ser um agente de mudança.”
“Gosto da área de educação. Tenho uma filha com baixa visão que necessita de suporte pedagógico constante e vejo a carência de profissionais capacitados ou interessados. Além disso, tive minha segunda gestação trigemelar, então estou revendo minhas preferências, prioridades e carreira.”
“Faço teatro, e de uns tempo pra cá, tenho me encantado com a possibilidade de unir educação e cultura.”
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: [email protected]