Já é lugar comum dizer que fomos todos pegos de surpresa nesta pandemia. Surpresas das mais diversas ordens. Há aquelas que nos assustam, que nos colocam frente a um sentimento de “talvez seja melhor recuar”, mas há outras que nos encantam e nos levam a um campo novo “certamente temos que avançar”.
Esse sentimento de ser surpreendido, que acabou a levar-nos ao encantamento e a um desejo enorme de avançar, foi o que ocorreu com os docentes da licenciatura em Matemática do Singularidades, no decorrer deste primeiro semestre letivo de 2020.
Tudo começou com uma ideia singela, contribuir com os professores que ensinam matemática, oferecendo um espaço para conversar sobre possibilidades de recursos digitais que auxiliassem na lida com os alunos, que ajudassem na transposição didática, que potencializassem aprendizagens.
Com essa ideia em mente, foram planejados seis encontros virtuais, selecionados alguns recursos digitais, elaborados materiais de apoio. A grande surpresa não foi termos professores do ensino básico comprando a ideia, participando dos encontros, trazendo contribuições.
Afinal, a proposta era essa mesma, que os professores participassem. A surpresa foi gerar nesses encontros uma rede de professores parceiros, um conjunto de profissionais prontos para compartilhar saberes, para expor suas dúvidas, pessoas que nos seguiram semana a semana, sem esmorecer.
Os inúmeros registros de gratidão pela nossa singela empreitada, os diversos pedidos para novos encontros, as ofertas de ideias para uma série nova foram decisivos para considerarmos que não era possível parar.
Dois novos encontros foram organizados e (cereja do bolo!) com estes mesmos professores, agora parceiros, compartilhando seus projetos, aulas, atividades e caminhos que construíram.
Os encontros virtuais possibilitaram que a discussão, a partir da troca de saberes sobre instrumentos e metodologias digitais, chegasse nos rincões do Brasil, indicando um hiato nessa questão, no que tange às estratégias metodológicas para o ensino de Matemática.
Dada a surpresa positiva, que alimenta o desejo de seguir em frente, pensamos coletivamente em novas formas de continuar com essas trocas. Dentre elas, está uma nova série de encontros virtuais para o segundo semestre, a formação de um grupo de estudos (do qual já falamos aqui no blog) e a abertura de um grupo no Facebook, fomentando um ambiente colaborativo, que ajude a promover a reflexão sobre o fazer docente no ensino de Matemática.
Uma palavra bastante apropriada para tudo isso é o verbo “reinventar”. Segundo o Dicionário Online de Língua Portuguesa, um dos significados dessa palavra é “recriar uma solução para um problema antigo, mas que exige uma nova abordagem”.
Assim, aspiramos pela (re) construção de um caminho que una e reúna os docentes para enfrentar velhos problemas, com novas soluções. Venha enveredar conosco pelo caminho da descoberta!
Você, educador, pode acompanhar a nossa série de encontros virtuais aqui, e também participar do nosso grupo do Facebook. Venha com a gente!
Margareth Polido Pires é coordenadora da Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades
Compartilhe com a gente como você, seus colegas e sua escola trabalharam com o “efeito surpresa” da pandemia!
Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
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