Conhecer aspectos da neurociência enriquece e traz novos olhares para a educação. A professora e coordenadora do curso de Pós-graduação em “Neurociência na Escola” Adriessa Santos falou de aspectos desta relação na conversa a seguir. Confira.
O que é Neurociência e qual a sua relação com a Educação?
A Neurociência vai além de estudar o cérebro, como muitas vezes ouvimos. É uma ciência mais ampla, que cada vez mais debruça-se em compreender diferentes mecanismos, entre eles os processos envolvidos na aprendizagem.
Aqui, vale ressaltar que a ponte entre a Neurociência e a Educação está sendo construída, o que significa que ainda há muito o que estudar. Outro ponto importante é enfatizar que a Neurociência não oferece “receitas” ou métodos que digam o que o professor e a professora devem ou não fazer em sala de aula. Tampouco pretende biologizar os processos de aprendizagem. A Neurociência nos ajuda a mudar o nosso olhar.
Então, conhecer aspectos da Neurociência pode ajudar a professora e o professor a entender aspectos da aprendizagem e mudar seu olhar diante das práticas escolares?
Exato! Essa é a forma que entendemos a principal contribuição da Neurociência para a Educação, como uma forma de olhar diferente para as nossas práticas, de (re) pensá-las uma vez que conhecemos sobre alguns processos biológicos envolvidos na aprendizagem.
Por exemplo, o meu estudante tem dificuldade para prestar atenção na aula. A Neurociência vai me dizer o que eu devo ou não fazer? Não. Mas eu posso entender os processos atencionais e a partir daí (re) pensar as minhas práticas, considerando esses elementos.
Outro exemplo se dá quando entendemos que para aprender eu preciso “fortalecer as sinapses”, ou seja, ter contatos constantes com aquele determinado estímulo. Isso significa que revisitar os conceitos por meio de estratégias diferentes é uma boa prática que pode ser adotada, mas ainda sim não é uma garantia, uma vez que cada cérebro é único.
Não há ainda consenso sobre os impactos da pandemia nos processos de atenção, no processo de retenção de conteúdos e na motivação das crianças em aprender. Pode a neurociência dar algumas pistas sobre isso ou ser uma ponte para a construção de um entendimento deste impacto?
Essa é uma pergunta desafiadora. Acima, conversamos sobre a ponte que está sendo construída entre essas duas áreas, Neurociência e Educação. Isso nos mostra como não temos respostas quando olhamos para esse cenário específico, que é o ensino remoto.
Mas acredito que conhecer sobre as contribuições da Neurociência também pode me fazer (re)pensar as minhas práticas quando estou à frente dos desafios que a sala de aula me proporciona, seja ela presencial ou remota. E reafirmo mais uma vez, não há “receitas”.
Na pós-graduação que você coordena no Singularidades, quais métodos são usados para construir esse olhar guiado pela neurociência?
Não há um método. De forma geral, cada módulo discute os tópicos referentes a cada temática e a partir daí são promovidas as discussões acerca de como podemos dialogar esses conceitos com as nossas práticas. É um constructo coletivo.
Para terminar, você pode nos contar algo que considera muito importante e relevante a respeito da Neurociência e a Educação?
Nossa, muita coisa! Vou citar uma que é o papel do sono na aprendizagem. A Neurociência já nos mostra que as nossas memórias são consolidadas durante o sono.
Considero essa uma informação muito relevante porque observamos cada vez mais questões que envolvem problemas com o sono em crianças, adolescentes e em nós mesmo. Assim, entender a importância de dormir (bem) para aprender, pode nos dar mais condições de cuidar desse momento tão relevante e crucial para a aprendizagem.
Adriessa Santos é bióloga pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações em Neuroeducação e Educação Sistêmica. É coordenadora do curso de Pós-graduação em “Neurociência na Escola”, do Instituto Singularidades.
Gostaria de conhecer mais sobre a Neurociência em sala de aula? A nossa pós-graduação “Neurociência na Escola” oferece a oportunidade de repensar a educação sob a ótica da Neurociência. Venha estudar conosco!
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/neurociencia-na-escola-2/
Entre em contato: [email protected]
Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/produto/neurociencia-na-escola/
Entre em contato: [email protected]