Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
O estudante protagonista será capaz de construir e expor seus argumentos, além de expressar seus princípios e valores. Imagem: Acervo Singularidades/Freepik

3 estratégias para desenvolver competências e habilidades

O ensino por meio de competências e habilidades reforça o protagonismo do aluno, propondo soluções em situações do dia a dia, conectadas à realidade de cada estudante

  • Posted bysingularidades
  • 16 de novembro de 2021
  • in Posted in Destaques / Slide
  • 0

Com a BNCC, a apreensão do conteúdo por meio da memorização deu lugar à capacidade de mobilizar saberes na resolução de problemas em contextos reais.  Essa nova abordagem substitui o modelo classificatório tradicional por outro focado na formação integral do indivíduo. As competências e habilidades estipuladas pela nova base permitem novos desenhos curriculares que centram a aprendizagem no estudante

A seguir, trazemos três estratégias para lhe ajudar no desenvolvimento de habilidades e competências previstas na nova base.

Contextualizar exemplos com o dia a dia do aluno

O ensino por meio de competências e habilidades reforça o protagonismo do aluno, propondo soluções em situações do dia a dia, conectadas à realidade de cada estudante, que permitam que a aprendizagem efetiva. Ao exercer um papel mais participativo, o estudante será capaz de construir e expor seus argumentos, além de expressar seus princípios e valores de maneira mais clara.

Avaliação por competências

Se a aprendizagem por competências e habilidades é centrada no aluno, a forma de avaliar tem que ser repensada ou modificada. Lançar mão de recursos como as devolutivas, por exemplo, estimula o protagonismo do estudante, permitindo que, com a orientação do professor, ele possa conduzir a sua jornada.

Dinâmicas tecnológicas

A competência revê o multiletramento, que é a possibilidade de aprendizagem de múltiplas linguagens e, por meio delas, ter várias possibilidades de se olhar para um determinado objeto. Assim, utilizar as dinâmicas e ferramentas tecnológicas tiram o estudante do lugar de receptor de conteúdos, levando-o para o de produtor, pensador e solucionador de problemas.

Venha aprender mais sobre as mudanças nos conteúdos prevista pela BNCC no curso Competências e habilidades no ensino: o que são e como desenvolvê-las. Inscreva-se!

Confira também: 

3 estratégias para desenvolver o pensamento matemático nos anos iniciais

3 benefícios da tecnologia para a sua prática pedagógica

Conheça os Cursos de Verão: https://loja.isesp.edu.br/categoria-curso/todososcursos/autoinstrucional/
Entre em contato: [email protected]

BNCC competências e habilidades ensino fundamental planejamento curricular

Post navigation

Previous Post

20 anos do Singularidades: uma história escrita por várias mãos

Next Post

5 livros para compreender o racismo estrutural no Brasil

  1. Qual a importância da equidade racial para a educação? 

    • Posted bysingularidades
    • 19 de novembro de 2022
  2. Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

    • Posted bysingularidades
    • 11 de janeiro de 2022
  3. 5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

    • Posted bysingularidades
    • 3 de janeiro de 2022
  4. Como é estudar Pedagogia no Singularidades?

    • Posted bysingularidades
    • 30 de junho de 2021
  5. Semana Nacional e Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a urgência deste tema na sala de aula

    • Posted bysingularidades
    • 26 de maio de 2021


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesFormação de professores . . .

A interação do aluno com a cidade e o potencial do espaço urbano para a educação

  • Postedby singularidades
  • 16 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top