Dados recentes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) apontam que a formação do ensino básico e médio com a qual grande parte dos alunos chega à faculdade é abaixo da média. E quando iniciam o ensino superior, independente da área, os mesmos se deparam com modelos de aula considerados por muitos cansativos, ultrapassados e ineficientes.
Há 17 anos, o Instituto Singularidades vem propondo novas soluções para que, de fato, na aula, os conhecimentos socialmente construídos sejam aprendidos e reelaborados, e isso se dá pela adoção de metodologias inovadoras.
“Nosso objetivo é preparar os professores para que estes se sintam capazes de ensinar seus alunos, de maneira completa, protagonista e à semelhança do vivenciado na formação inicial”, explica Alini Dal Magro, diretora de Estratégia e Novos Negócios da instituição.
Para tanto, o Instituto Singularidades, desde a sua fundação, tem a sala de aula como foco e o professor como o principal agente para a formação dos estudantes, diferenciando-se pelo uso de metodologias inovadoras (aula ativa e colaborativa, sala de aula invertida, ensino híbrido, resolução de problemas) e pela articulação entre teoria e prática, com foco no aprendizado.
Novo olhar e consultorias
Esse modelo propõe um novo olhar para o ensino tradicional dos cursos de formação de professores. O docente em formação aprende a aprender para estar apto a ensinar, pois experimenta formas de aprendizagem que transcendam a tradicional aula expositiva.
Para além do uso de metodologias inovadoras, na formação inicial, o Singularidades oferece aprendizagens que valorizam a investigação sobre a prática, a ampliação do repertório cultural, o desenvolvimento integral do educador e seu engajamento com a transformação da sociedade.
Além dos alunos da própria instituição, o Singularidades também vem prestando consultoria a outras universidades e faculdades que buscam uma formação docente mais alinhada com os dias de hoje. Uma delas é a Universidade Positivo, no Paraná, que vem há quatro anos incorporando a formação por meio de Metodologias Ativas a seu currículo.
“A Universidade Positivo acredita que a educação é transformadora, e a mudança na sala de aula começa pelo professor! Por isso, fizemos essa parceria com o Instituto Singularidades, pela proficiência do instituto em formação e desenvolvimento de novas competências para docentes num contexto de educação disruptiva para o século XXI”, conta Carlos Longo, pró-reitor da instituição paranaense e diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Este modelo de parceria com instituições é um dos diferenciais da proposta do Instituto Singularidades, em se aliar às necessidades dos alunos ao potencial dos professores em formação. Os resultados vêm sendo promissores, com um claro aumento de engajamento dos alunos nas metodologias apresentadas e reduzindo-se visivelmente a evasão.
Alini Dal Magro é mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades.
Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
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