Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Uma proposta de ensino, luta e resistência: conheça o CIEJA Perus I

Por meio de uma visita técnica, os alunos de Pedagogia do Singularidades puderam colaborar com a elaboração de materiais inclusivos para os alunos do CIEJA Perus I, na área noroeste da capital paulista

  • Posted byNayara Miranda
  • 28 de maio de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA ENSINAR
  • 0

No primeiro semestre de 2017, as professoras das disciplinas Educação Inclusiva e Gestão Curricular, Planejamento Escolar e Projeto Educativo do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades levaram seus alunos a uma visita técnica ao Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA Perus I), na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. O projeto teve à frente as professora Franciele Busico Lima e Angela di Paolo Mota, docentes do curso de Pedagogia do Singularidades e diretora do Centro.

Os alunos conheceram as equipes gestora e docente da escola, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as salas de aula e a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), que conta com uma Professora de Apoio Educacional Especializado (PAEE), responsável pelo trabalho de inclusão da instituição.

A partir disso, os alunos do curso de Pedagogia tomaram parte de uma oficina, na qual puderam elaborar recursos pedagógicos adaptados para a inclusão, que seriam doados à Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da unidade educacional.

O objetivo desta atividade foi promover a aprendizagem e a elaboração de recursos pedagógicos adaptados para a inclusão, ampliar a formação de professores de forma ética e cidadã, conectando as práticas acadêmicas às demandas sociais de uma comunidade real, por meio de ações de extensão universitária.

A importância do CIEJA Perus em São Paulo

Na rede municipal de educação de São Paulo, cada CIEJA é um Centro Educacional voltado à educação de jovens e adultos, que promove ações educativas, levando-se em conta as características especificas da população atendida.

Os CIEJAS promovem novas formas de ensinar e aprender, das escolas regulares. São reconhecidos como espaços de aprendizagem, inclusão, lazer e cultura, além de proporcionarem discussões sobre o mundo do trabalho, da cidadania e o convívio entre diferentes gerações.

A criação do CIEJA PERUS I se deu a partir da constatação do alto índice de analfabetismo jovem e adulto na Região Noroeste da cidade, além da elevada taxa de evasão escolar a partir do Ensino Fundamental II. O início de suas atividades foi em 22 de fevereiro de 2016.

O bairro de Perus tem uma história única, que foi abordada e discutida diariamente por meio do currículo do CIEJA. Movimentos ligados à antiga Fábrica de Cimento Perus-Portland, às valas comuns da ditadura no cemitério local e ao movimento popular para a retirada do lixão do bairro já fazem parte da memória local e são de conhecimento público.

Perus se configura como um local de luta e de resistência histórica e geograficamente e, como tal, carecia de um equipamento público que garantisse o ingresso e a permanência de jovens e adultos que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na “idade certa”.

Aos poucos, a unidade educacional passou a ser conhecida pela comunidade local, além de bairros e pequenos municípios próximos. Atualmente, conta com mais de 900 alunos, distribuídos nos seis períodos de atendimento.

Um dos diferenciais do CIEJA Perus – que foi sendo planejado e implantado ao longo de 2016 e 2017 – foi o atendimento às pessoas com deficiência. Notou-se que elas desistiram da escola já na infância, por não haver políticas públicas de apoio à sua permanência ou, até mesmo, por nunca haverem passado pela escolarização em nenhum momento de suas vidas.

A contribuição dos alunos do Singularidades

Os alunos do curso de Pedagogia puderam colaborar para a produção e a doação de recursos que, de acordo com Professora de Apoio Educacional Especializado (PAEE) do CIEJA Perus I, seriam necessários para atender os 48 estudantes com deficiência da escola, ajudando na produção e no fornecimento de recursos pedagógicos apropriados e específicos para as necessidades de aprendizagem deste grupo.

Os estudantes do Singularidades puderam aprender não apenas como se planeja, mas também como se elabora recursos pedagógicos adaptados para a inclusão e para o trabalho com as diferentes necessidades de aprendizagem.

Para a realização da oficina, foram utilizados diversos materiais recicláveis como folhas de papel, EVA, entre outros necessários à elaboração dos recursos pedagógicos.

Jogos que trabalham competências e habilidades relacionadas ao raciocínio lógico-matemático, fundamentais ao apoio ao processo de alfabetização, à noção espacial, à atenção, à memória e à coordenação motora foram elaborados pelos estudantes.

Após a realização da oficina, foi realizada a entrega oficial dos materiais elaborados pelos alunos para a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) do CIEJA Perus I, que foi recebida pelos professores, pela diretora e por alguns alunos.

A experiência confirmou a necessidade da formação de professores para o trabalho com a Educação Inclusiva e também com as diferentes necessidades de aprendizagem. Também aponta para a necessidade de aproximar a formação de professores das escolas de Educação Básica, entendendo suas necessidades, problematizações e desafios cotidianos.

A atividade permitiu aos alunos do curso de Pedagogia entrarem em contato com demandas reais, problematizações e desafios cotidianos de uma comunidade escolar, pensando em formas potentes de resolvê-los.

Angela Di Paolo é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Também é Coordenadora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia: Práticas Educacionais e Contextos de Intervenção do Instituto Singularidades.

Franciele Busico Lima é bacharel em História e mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), além de diretora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na rede municipal de ensino de São Paulo. É professora da licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades.

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: [email protected]

CIEJA Educação de Jovens e Adultos Educação Inclusiva EJA

Post navigation

Previous Post

A importância das operações matemáticas básicas no dia a dia

Next Post

O novo papel do professor no século XXI

  1. Desvendando as habilidades essenciais para um professor inspirador

    • Posted byJonas Nascimento
    • 8 de abril de 2025
  2. O poder do Planner de Gestão Escolar: como organizar o caos da sua Escola com estilo!

    • Posted byNayara Miranda
    • 14 de fevereiro de 2025
  3. Lançamento: 6 novos cursos gratuitos de extensão do Singularidades para atualizar seu currículo em 2025

    • Posted byNayara Miranda
    • 7 de novembro de 2024
  4. Você sabe o que é Design Instrucional? Descubra por que essa habilidade está transformando a educação

    • Posted byNayara Miranda
    • 9 de outubro de 2024
  5. Regulamentação da Psicopedagogia: Oportunidades e Impactos na Prática Profissional

    • Posted byNayara Miranda
    • 16 de setembro de 2024


Posts Relacionados

Posted inDestaques

Singularidades realiza seminário para eficiência e equidade na educação em Pernambuco

  • Postedby singularidades
  • 3 de outubro de 2023
  • 0
Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top