Além de um currículo inovador, que ensina ao futuro professor novas formas de trabalhar com a matemática, seja por meio de metodologias ativas, solução de problemas, programação ou cultura maker, o estágio é um dos pontos de destaque da licenciatura em Matemática oferecida pelo Instituto Singularidades.
Esta experiência é oferecida ao aluno desde o seu primeiro semestre de curso, e pode ser vivenciada em diferentes níveis de ensino e de instituição. A ideia é que ele sirva como uma mostra das várias trilhas que podem ser traçadas pelos profissionais de educação, como explica o grupo de professores deste curso na entrevista dada ao Blog Singularidades, que você confere a seguir.
O estágio oferecido pelo Singularidades desde o primeiro ano é um dos grandes diferenciais das licenciaturas da instituição. Como foi a criação deste programa e sua inclusão no currículo?
Em primeiro lugar foi pensado como um compromisso nosso com a prática docente, desde cedo. Para a efetivação desse princípio, a matriz enfatiza a possiblidade de estágios em diferentes frentes, percorrendo todos os níveis do ensino básico, inclusive os anos iniciais.
Além do ensino básico, os alunos experimentam vivências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em práticas inclusivas e de educação bilíngue, coordenação pedagógica, políticas públicas e gestão, em cenários educacionais diversos, contemplando inclusive o ensino não formal. O programa se constitui, assim, numa verdadeira trilha por espaços diversificados onde a ação docente se faz presente.
O estágio é obrigatório? Como faz um aluno que tem outra profissão e está buscando uma segunda carreira e, portanto, com tempo escasso para estágio?
Sim, os estágios são obrigatórios, tanto por uma questão de atender a legislação vigente, como também pelo compromisso com a prática docente em diferentes cenários. Os licenciandos que trabalham e enfrentam dificuldades de tempo para realização do estágio podem recorrer ao dia do trabalho pessoal, um espaço previsto na grade onde não há aula.
Temos também estudantes que realizam seus estágios durante seu período de férias do trabalho. Como cada estágio tem um tempo máximo de 60h, isso também facilita muito a realização do mesmo.
Em quais tipos de escolas e instituições os alunos do curso de Matemática podem realizar seus estágios? Como são feitos estes convênios e parcerias?
Os licenciandos escolhem livremente as escolas, às vezes por conta da proximidade de sua casa, trabalho ou do próprio Instituto, por vezes por motivos pessoais, como estagiar na mesma escola onde realizou o ensino básico. O Singularidades também oferece um mapa das escolas, o que facilita encontrar instituições com o perfil que o licenciando busca.
Na pesquisa do Data Popular em parceria com o Singularidades realizada no último ano, o estágio é apontado como uma vantagem competitiva. Como você vê esta percepção do mercado para o egresso da licenciatura em Matemática?
Vivenciar diferentes cenários e iniciar esta experiência desde o primeiro semestre potencializa a construção de saberes, incrementa o olhar sobre a prática, instrumentaliza muito os alunos para as ações didático-pedagógicas, de modo que ao iniciar sua experiência como professor, depois de formado, há um conjunto de competências já desenvolvidas, o que o torna mais bem preparado para a função.
Enfim, é de fato uma vantagem competitiva: o nosso aluno vai para o mercado de trabalho com um conhecimento teórico e prático bem acima da média.
Que feedback vocês vêm recebendo dos futuros professores de Matemática sobre seus estágios ao longo destes anos?
Há retornos variados, mas em essência estão ligados a quanto os estágios têm um potencial transformador. Há licenciandos que passam a compreender conceitos ligados à prática educacional, a espaços públicos de educação, de gestão e de ação do professor, o que amplia, transforma e dá mais significado a elementos em estudo.
Também há retornos que implicam na ressignificação ou ampliação de conceitos como diversidade e equidade, possibilitando transformações pessoais, novos olhares e posicionamentos que atingem diretamente a forma de ação e de atuação deste licenciando.
Este texto foi realizado em parceria com a equipe de professores da graduação em Matemática.
Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/graduacao-em-matematica/
Entre em contato: [email protected]