Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
A solução de questões e busca de inovação na gestão escolar também sofreu impacto da pandemia. Imagem: Freepik

Inovar na gestão escolar: um desafio a ser enfrentado

O impacto da pandemia na comunidade escolar como um todo pede que o gestor desenvolva novas tecnologias e olhares para seguir seu trabalho alinhado com as necessidades atuais

  • Posted bysingularidades
  • 5 de maio de 2021
  • in Posted in Sem categoria
  • 0

Quando se fala do impacto da pandemia na educação, a primeira imagem que vem à mente da maior parte das pessoas são as salas de aula, com alunos e professores. Atuando nos bastidores, mas não de forma menos relevante, os gestores também tiveram que adaptar-se à nova realidade do ensino e do trabalho remoto e híbrido, mergulhando na aprendizagem de novos processos e inovações que antes não eram parte de seu dia a dia.

Segundo o professor, consultor e pesquisador George R. Stein, o desafio de conciliar as rotinas da gestão, de estar atento às demandas da comunidade escolar e, ao mesmo tempo, manter-se em contato com formas de ensinar e aprender mais colaborativas vem sendo um grande desafio.

“Ao adequar a oferta da escola nessa época de pandemia, lidamos com os desafios de cuidar da saúde da comunidade escolar, de incorporar efetivamente as tecnologias educacionais no processo de aprendizagem e também buscamos uma sustentação financeira e relacional viável para a escola”, explica.

Além de pensar na sustentabilidade e na saúde financeira da escola, a maior parte dos desafios do gestor escolar se refere a lidar com pessoas, seja presencialmente ou por meio de plataformas digitais.

Após mais de um ano de distanciamento social, a rotina de reuniões, discussões, trabalho remoto e jornadas mais longas — compartilhadas com o cuidado consigo mesmo e com a família — tem causado extremo cansaço em grande parte dos profissionais da educação.

“Talvez o maior desafio seja mesmo o da exaustão, não só de pais e alunos, mas também de professores e funcionários. E o gestor escolar, ainda mais exaurido pelo paradigma da velocidade para dar conta de tudo e ainda responder de forma inovadora às mudanças, se perde na falta de uma rede de apoio e também na falta de cuidado consigo mesmo”, sinaliza o professor George.

Para que a escola siga um processo contínuo de aprendizagem e transformação institucional que também preveja o cuidado e o desenvolvimento desses gestores, é necessário usar a inovação a favor da gestão escolar, aponta o docente. 

“ É crucial que o gestor escolar atue de forma inovadora para seguir formando as novas gerações, levando em conta habilidades de comunicação, empatia, diálogo e colaboração, e viabilizando as transformações necessárias, tanto no nível individual como coletivo”, aponta.

Quando se fala de inovação na gestão, não se trata apenas de utilizar tecnologias digitais ou ferramentas on-line. Desta forma, como o gestor educacional pode colocar em prática novos níveis de cuidado que abram espaço para o aprendizado e a transformação? 

“Acreditamos em novas atitudes e competências que tratam não só de tecnologias digitais, mas principalmente de tecnologias sociais, que envolvam abordagens de gestão da inovação voltadas à complexidade e que englobam práticas de diálogo, colaboração e tomada de decisão coletiva”, conclui o professor, que criou uma pesquisa para mapear os desafios que os gestores estão enfrentando e de que forma, que pode ser respondida neste link.

Ao lado do professor Marcelo Ferreira de Castilho, George R. Stein ministrará o curso Como inovar na gestão escolar: atitudes, tecnologias e práticas, dentro do ciclo Imersões Singularidades, no qual todos os temas que citamos anteriormente serão abordadas de maneira prática e experiencial, para potencializar a inovação na gestão escolar. Você pode saber mais e inscrever-se aqui.

Gestor: que novas atitudes você incorporou ao seu trabalho na pandemia e quais competências pretende desenvolver neste ano? Conte para a gente!

Para saber mais: https://loja.isesp.edu.br/produto/inovacao-gestao-escolar/
Entre em contato:
[email protected]

gestão escolar impactos na pandemia na gestão escolar novas ferramentas de gestão

Post navigation

Previous Post

Dia Internacional da Educação: quem foi sua inspiração ao escolher a docência?

Next Post

8 dicas para se preparar para o vestibular

  1. Desvendando as habilidades essenciais para um professor inspirador

    • Posted byJonas Nascimento
    • 8 de abril de 2025
  2. O poder do Planner de Gestão Escolar: como organizar o caos da sua Escola com estilo!

    • Posted byNayara Miranda
    • 14 de fevereiro de 2025
  3. Lançamento: 6 novos cursos gratuitos de extensão do Singularidades para atualizar seu currículo em 2025

    • Posted byNayara Miranda
    • 7 de novembro de 2024
  4. Você sabe o que é Design Instrucional? Descubra por que essa habilidade está transformando a educação

    • Posted byNayara Miranda
    • 9 de outubro de 2024
  5. Regulamentação da Psicopedagogia: Oportunidades e Impactos na Prática Profissional

    • Posted byNayara Miranda
    • 16 de setembro de 2024


Posts Relacionados

Posted inSem categoria

Desvendando as habilidades essenciais para um professor inspirador

  • Postedby Jonas Nascimento
  • 8 de abril de 2025
  • 0
Posted inSem categoria

O poder do Planner de Gestão Escolar: como organizar o caos da sua Escola com estilo!

  • Postedby Nayara Miranda
  • 14 de fevereiro de 2025
  • 0
Posted inSem categoria

Lançamento: 6 novos cursos gratuitos de extensão do Singularidades para atualizar seu currículo em 2025

  • Postedby Nayara Miranda
  • 7 de novembro de 2024
  • 0
Posted inSem categoria

Você sabe o que é Design Instrucional? Descubra por que essa habilidade está transformando a educação

  • Postedby Nayara Miranda
  • 9 de outubro de 2024
  • 0
Follow on Instagram
back to top