Desmitificar a matemática, tornando-a mais próxima da realidade dos alunos e estimulando-os a pensar de forma lógica é um dos maiores desafios dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para ajudar você, educador, apresentamos a seguir três dicas para melhorar suas estratégias de ensino e desenvolver o pensamento matémático entre suas turmas.
1 – Ensine a partir da realidade dos estudantes
Ao se conhecer o contexto social e familiar de cada um dos membros de suas turmas, o docente pode criar um diálogo que desperte o interesse. Estimule o desenvolvimento do raciocínio lógico e traga elementos daquela disciplina para mais perto de cada um deles.
2 – Conexões entre conteúdos
Uma forma de promover reflexões interessantes entre os estudantes é explorar as intersecções da matemática com outros componentes curriculares das ciências humanas ou da natureza. Por meio da abordagem de temas mais amplos, como a educação ambiental, a cartografia ou mesmo a história aspectos matemáticos, geopolíticos e científicos são conectados. Seja sob forma de solução de problemas ou de trabalho de campo, essa troca enriquece e amplia a compreensão matemática, aproximando-a dos estudantes e de suas vidas cotidianas.
3 – Uma ajuda da tecnologia
Outra forma de aproximar a matemática da vida diária dos educandos e colaborar com o planejamento dos docentes é o uso de diferentes ferramentas e dispositivos tecnológicos em suas aulas.
Estimular a utilização de calculadoras, jogos, planilhas de Excel e aplicativos específicos representará um ganho imediato para a aprendizagem nesta etapa da educação básica. Também a sua vida cotidiana e profissional futura será beneficiada.
Confira também
3 benefícios da tecnologia para a sua prática pedagógica
3 estratégias para desenvolver competências e habilidades
Conheça os Cursos de Verão: https://loja.isesp.edu.br/categoria-curso/todososcursos/autoinstrucional/
Entre em contato: [email protected]