Nos meses de setembro e outubro já começa a movimentação de escolas, pais e alunos para o início do próximo período letivo. É quando as instituições devem buscar formas de divulgar sua proposta pedagógica, seus valores e objetivos. Conversamos com Angela Di Paolo Mota, professora e coordenadora no Instituto Singularidades, sobre quais esforços a escola deve fazer para atrair novos alunos e fortalecer-se enquanto instituição.
1 – Não existe uma escola ideal, uma vez que não existe apenas um tipo de estudante. Desta forma, cada escola deve apresentar seu projeto pedagógico por meio de conceitos que vão ao encontro dos valores dos alunos, e reforçar pontos em comum com o buscado pelos pais.
2 – Divulgar sua proposta e valores tornará mais claro aos pais dos futuros alunos como será a educação oferecida por aquela escola. Esta divulgação poderá ser feita por meio de site, reunião com os pais e folderes (distribuídos na região onde fica a escola ou disponíveis na própria instituição).
3 – Um ponto muito valorizado pelos pais de alunos é a formação dos professores. A escola deverá salientar o investimento que faz em seus docentes, seja por meio de cursos, de viagens de conhecimento e palestras com professores e especialistas de outras instituições ou de fora do país, para citarmos alguns exemplos. É importante também mostrar que tanto professores quanto a escola usam de ferramentas inovadoras para oferecerem um melhor ensino.
4 – Mostrar como são as relações de trabalho na escola. Existem escolas mais horizontalizadas, que funcionam com mínima hierarquia e igual peso de decisão entre docentes, coordenação e direção, e outras mais verticais, de estrutura tradicional. Este ponto deve ficar claro aos pais, para que não hajam dúvidas quanto à comunicação ou solução de conflitos mais adiante.
5 – Promover encontros com famílias para apresentar a proposta pedagógica da escola, cujo convite pode ser feito por meio de suas redes sociais ou e-mails pessoais. Durante esses encontros é importante manter mapas conceituais no mural da escola, que possam ser mostrados e consultados pelos pais durante os encontros e também fora deles, quando os alunos já tiverem sido acolhidos pela instituição.
6 – Mostrar que a escola está sempre pronta para colaborar e elucidar dúvidas dos pais. Para tanto, é importante contar sempre com profissionais que tenham propriedade e conhecimentos suficientes para demonstrá-los, e ter sempre uma pessoa que esteja à total disposição dos pais para consultas, seja por telefone, e-mail, site ou pessoalmente. É obrigatório ter-se em mente que uma escola é um espaço de acolhimento e, por isso, deve mostrar-se sempre aberta e disponível a toda a família.
7 – Ter contato com a comunidade por meio de eventos e uma agenda cultural aberta para todos, não apenas aos alunos e suas famílias. Vale tanto para feiras de ciências, mostras culturais, exposições, palestras com especialistas de fora da escola e festas. Criar este vínculo com a comunidade fortalece os laços dela com a escola, e vice-versa, além de gerar interesse e identificação entre potenciais futuros alunos.
8 – Divulgar parcerias que a escola tem com bibliotecas, museus e espaços culturais da mesma cidade. Além de uma forma inegável que mostrar as conexões da escola com o mundo das artes e das subjetividades, demonstra aos pais seu compromisso em oferecer um ensino que se estenda para além da sala de aula. Mostra também que a escola se preocupa com a ampliação do repertório cultural dos alunos, além dos conteúdos pedagógicos.
Angela Di Paolo é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Também é Coordenadora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia: Práticas Educacionais e Contextos de Intervenção do Instituto Singularidades.
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
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