Estamos num momento em que vários estados, municípios e escolas brasileiras repensam as políticas vigentes em relação à gestão escolar, área que afeta todo o projeto pedagógico e a comunidade escolar de forma geral. Num mundo em contínua mudança, grandes desafios esperam o profissional desta área, como aponta a professora Magali do Nascimento de Paula, que ministrará o curso de extensão Liderança Escolar: Inspirado no modelo inglês de formação de gestores, que -acontecerá no Instituto Singularidades em parceria com o British Council, no próximo mês de setembro.
O British Council é a organização internacional britânica para educação e relações culturais sem fins lucrativos, que atua em mais de 100 países desde 1934. Seu objetivo é fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente. Trabalha em parceria com o Conselho de Secretários Estaduais de Educação, (Consed), em busca do desenvolvimento da temática da liderança escolar.
O principal desafio do gestor do presente e do futuro, aponta Magali, é envolver toda a escola para que o aprendizado do aluno seja atingido. Durante o curso, métodos inspirados na formação de líderes escolares ingleses serão aplicados.
“Serão usadas metodologias de trabalho que trazem cases internacionais e oferecem aos participantes oportunidades de conhecer modelos de sucesso, possibilitando que reflitam sobre suas práticas, compartilhem suas experiências e elaborarem suas próprias estratégias de ação”, explica a professora.
Na opinião de Magali, as competências que o líder escolar do futuro deve desenvolver são as seguintes:
– Ser agente transformador da realidade da escola;
– Liderar, motivar e valorizar suas equipes de trabalho;
– Ter visão de futuro;
– Compreender as pessoas, exercitando a empatia;
– Comunicar-se de maneira clara e eficaz;
– Ouvir atentamente e dar feedbacks não avaliativos;
– Compreender a educação dentro do contexto global.
Para atingir-se esse objetivo, a professora irá propor atividades práticas, em grupos (dupla e trios), que envolvem brainstorms, troca de experiências e sessões de coaching (escuta ativa e feedback). As experiências dos participantes serão valorizadas, e a partir delas, novas formas de atuação serão discutidas e propostas.
O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que apoiam a gestão escolar de excelência, como a criação de direção estratégica, a liderança do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento e o trabalho conjunto, e o gerenciamento de recursos também farão parte do curso.
“Com base nos exemplos ingleses e seus resultados no ensino-aprendizagem, serão discutidas e apresentadas situações reais que servirão para reflexão e tomada de decisões sobre novas formas de atuação”, explica Magali.
O curso e a experiência britânica em gestão
O curso em parceria entre Instituto Singularidades e a entidade britânica permitirá abrir e fortalecer caminhos para a internacionalização da agenda de gestão e liderança escolar. Este programa é oferecido em dezenas de países e os indicadores globais de aprovação são de altíssima satisfação dos participantes.
Há quase três décadas, a Grã-Bretanha vem experimentando bons resultados na gestão educacional, a partir da reforma do seu sistema educacional, propondo estratégias de desenvolvimento de lideranças escolares para o desempenho acadêmico dos alunos e para a capacidade colaborativa entre escolas.
Magali do Nascimento de Paula é mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui mais de 30 anos de experiência no segmento educacional, entre elas como coordenadora de universidades privadas no estado de São Paulo. É profissional validada para implementar a metodologia de Liderança Escolar do British Council desde 2013.
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/lideranca-escolar/
Entre em contato: [email protected]