Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Narrativas Gráficas: como elas podem ser incorporadas pela BNCC?

Compreender e abordar as diversas formas de linguagens gráficas é um dos desafios propostos aos professores com a chegada da nova base

  • Posted byAna Karla
  • 7 de março de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA ENSINAR
  • 0

Entre as grandes mudanças propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhar com componentes curriculares que incluam as linguagens visuais e digitais como uma maneira de reinterpretar os conteúdos tradicionais orais e escritos tornou-se necessário aos educadores.

Para todos os professores é imprescindível fazer esta transição, e para ajudá-los neste processo, o Instituto Singularidades tem desenvolvido diversos conteúdos para apresentar o assunto de forma prática para aplicação em sala de aula.

Um dos primeiros materiais é composto por uma aula inaugural do curso “Narrativas Gráficas”, que pode ser conferido aqui. O professor Felipe Saldanha (com a participação especial do diretor executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson) traz um panorama sobre narrativas gráficas, contextualizando-as e discutindo como isso se organiza em termos imagéticos.

Para Miguel Thompson, a importância das narrativas gráficas na construção dos conteúdos disciplinares dos próximos anos só vai crescer. “Acho que o ideal é que a gente leia essas matrizes da BNCC e entenda como são feitas essas proposições de novas linguagens. Os alunos vão adorar, porque é o mundo deles. É o que eles fazem cotidianamente, e vão aprender ao mesmo tempo em que serão autores de projetos que a gente vai poder espalhar pela internet, ou em encontros na própria escola”, conclui.

Felipe, que além de docente é jornalista e designer gráfico, fala sobre pensar o design “como uma caixa de ferramentas”. Ele enfatiza a importância dos professores aprenderem como organizar imagens em geral (fotos, ilustrações), de como elas se organizam entre si, e também entender como funciona um programa de diagramação.

Um exemplo de como compreender a “conversa” e o significado destes elementos gráficos numa página de jornal foi uma das atividades propostas pelo professor na aula inaugural, na qual pediu para a apresentadora Tati de Souza analisar a capa de um periódico chinês, apenas por meio da observação da disposição das imagens no papel. “A ideia é formar agrupamentos significativos que ajudem na interpretação das imagens”, explica o professor.

Outras abordagens que englobam o entendimento de narrativas gráficas incluem fotografia (até que ponto esta forma de arte e expressão é real ou quanto a edição e a subjetividade interferem nela) e infográficos, cada vez mais usados nos meios impressos quanto nos digitais como uma forma híbrida de texto e imagem, de compreensão mais simples.

A aula inaugural sobre Narrativas Gráficas é uma prévia de um curso on-line com a mesma temática, que propõe desenvolver habilidades semelhantes às de um designer gráfico, por meio da obtenção de noções de hierarquia de elementos estéticos de forma criativa e funcional, que colaboram para a efetividade do conteúdo oferecido aos alunos.

 

Felipe Saldanha é doutorando em Ciências da Comunicação pela USP , mestre em Tecnologias da Informação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado em jornalismo pela mesma instituição. É professor no Instituto Singularidades.

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: [email protected]

BNCC narrativas gráficas novas linguagens

Post navigation

Previous Post

10 filmes para pensar a educação

Next Post

Memes, gifs e fake news: como o professor pode abordá-los em sala de aula?

  1. Qual a importância da equidade racial para a educação? 

    • Posted bysingularidades
    • 19 de novembro de 2022
  2. Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

    • Posted bysingularidades
    • 11 de janeiro de 2022
  3. 5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

    • Posted bysingularidades
    • 3 de janeiro de 2022
  4. Como é estudar Pedagogia no Singularidades?

    • Posted bysingularidades
    • 30 de junho de 2021
  5. Semana Nacional e Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a urgência deste tema na sala de aula

    • Posted bysingularidades
    • 26 de maio de 2021


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesFormação de professores . . .

A interação do aluno com a cidade e o potencial do espaço urbano para a educação

  • Postedby singularidades
  • 16 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top