Compartilhar práticas e dicas durante a quarentena tem sido uma ferramenta muito importante de conexão e ajuda mútua entre os educadores.
Nas últimas semanas, na nossa página do Facebook, começamos a série de vídeos #EuFaçoAssim, na qual professores dividem com estudantes e outros profissionais da educação alguns conselhos para preparar aulas, manter-se com a saúde mental em dia e preparar conteúdos mais dinâmicos para os estudantes. Separamos especialmente para você três dicas interessantes para educadores, alunos e leitores em geral. Ao final de cada depoimento, você encontrará os links para os vídeos. Vai lá!
Elton Viana, professor do curso de Matemática do Singularidades
Elton compartilhou uma dica simples para os colegas prepararem suas aulas mais facilmente. É um recurso disponível no Power Point, que faz parte do pacote Office, da Microsoft, um suplemento que ajuda na composição de apresentações que podem ser usadas nas aulas on-line.
Elton ensina, passo a passo, como usá-lo. “A primeira coisa a se fazer é habilitar o suplemento, clicar em ‘Arquivo’ e, em seguida, em ‘Opções’, ‘Personalizar Faixa de Opções’ e, na segunda coluna, ao descermos um pouco essa barra, encontraremos a possibilidade de habilitar esta faixa, ‘Gravação’. Clique em ‘OK’.”
No vídeo, o professor usa como base uma apresentação que ele já havia preparado de antemão para uma de suas disciplinas da faculdade de Matemática. Ele explica que nela irá aparecer a faixa gravação, onde o professor irá clicar e, na sequência, “Gravar Apresentação de Slides”. A partir deste momento, continua Elton, o professor poderá iniciar sua aula depois de uma contagem que irá iniciar a gravação.
Conforme os slides avançam, é possível inserir narrações, conversas e comentários com os estudantes sobre o conteúdo apresentado. Ao final, clica-se em “Parar”, fecha-se a janela de gravação e exporta-se o arquivo para vídeo. “Ao clicar aqui, eu posso criar um vídeo, salvá-lo em meu computador, e a partir daí, eu posso disponibilizar no Moodle [a plataforma de ensino on-line do Singularidades]”, conclui Elton.
Confira o vídeo aqui.
Elton de Andrade Viana é professor no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades. Também atua como pesquisador da Educação Matemática Inclusiva, com estudos que se concentram na área do autismo e da neurodiversidade.
Elisabeth Sanada, coordenadora da pós-graduação em Psicopedagogia
As dicas da professora Elisabeth vão mais no sentido do autocuidado e da higiene mental. “É importante reservarmos um espaço para isso”, indica.
A professora defende que sejam criados espaços para que educadores – e todas as pessoas que estão trabalhando em home office devido à quarentena – possam cuidar da sua saúde mental neste momento em que estamos sendo bombardeados por notícias e mensagens que chegam o tempo todo, por meio do Whatsapp e de outras redes sociais.
“É necessário que criemos uma barreira, um limite para que o tempo não seja desperdiçado, e direcioná-lo à outras atividades, como o cuidado com a família, aos filhos, às muitas pessoas que agora estão muito mais próximas de nós”, explica.
A professora também defende o cuidado com o corpo, com a alimentação, e que o excesso de informações seja deixado de lado em alguns momentos de dia, para evitar um aumento na ansiedade e na angústia.
“É um momento para voltar-se as atividades cotidianas, de aproximação da família, de organização deste espaço para o cuidado com o corpo – envolvendo algum tipo de ginástica ou trabalho físico – e o preparo de alimentos”.
A professora aconselha aos educadores que mantenham a leveza, reforcem seus laços familiares, dividam bem o tempo destinado ao trabalho, aos cuidados domésticos e familiares, para que haja uma proteção e preservação da saúde mental neste momento tão complicado pelo qual o mundo passa.
Confira o vídeo aqui.
Elizabeth Reis Sanada é doutora e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga, psicanalista, pesquisadora e autora de artigos e capítulos de livros na área de Psicanálise e Educação. Foi professora de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante oito anos. É professora do Instituto Singularidades desde 2009 e coordenadora da pós-graduação em Psicopedagogia da Instituição.
Carolina Costa Cavalcanti, coordenadora do curso on-line de Metodologias Ativas
A professora fala do grande desafio que escolas no país e em todo o mundo estão enfrentando com a pandemia do Covid-19 e a quarentena, o trabalho com educação a distância.
Carolina defende a ideia de que, para se promover uma educação on-line de qualidade e engajadora, é muito importante utilizar-se as metodologias ativas, que estão pautadas por três pilares.
O primeiro, esclarece, é o protagonismo do aluno – que deve ocupar o centro do processo de aprendizagem. “Peça para este aluno produzir coisas e compartilhar nos ambientes virtuais, sejam experiências, projetos, tudo o que ele está criando”, aconselha.
Em seguida, vem o segundo princípio, o da colaboração. Segundo a professora, é importante criar-se espaços colaborativos para que crianças e adolescentes possam construir juntos (o que chamamos também de co-criação).
Por fim, vem a ação-reflexão. “Depois que criam alguma coisa, que os estudantes possam refletir sobre a elaboração de textos, de materiais, de processos, tudo o que possa ajudá-los a entender o seu papel neste mundo em transformação”, finaliza.
Confira o vídeo aqui.
Carolina Costa Cavalcanti é doutora em Educação pela USP, mestre em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Tecnológico de Monterey (México) e é pesquisadora do Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. Também é professora do Instituto Singularidades.
Acompanhe os nossos posts no Facebook da série #EuFaçoAssim, que vai continuar ao longo de toda a quarentena. E se tiver alguma dica para compartilhar, mande para a gente!
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
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