Entre os temas mais urgentes na atualidade, a conservação e o futuro do meio ambiente chamam cada vez mais atenção em nível mundial, por razões muito mais palpáveis que há alguns anos.
Se há algum tempo a extinção de espécies animais e vegetais, o aumento do aquecimento global causada pelo desmatamento e a poluição no ar e nos mares eram tema de discussão de entidades que atuam nessa área e governos, hoje tornou-se questão de cidadania e sobrevivência tê-las em mente.
Entre diversos educadores há um consenso de que, quanto mais cedo o tema for abordado em sala de aula, melhores e maiores as chances de formar-se cidadãos conscientes sobre sua responsabilidade quanto à vida humana, animal e vegetal na Terra.
Em 2012, as Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental estabeleciam como princípios e objetivos deste tema que, respeitando a autonomia da dinâmica escolar e acadêmica, “a educação ambiental deveria ser desenvolvida como uma prática integrada e multidisciplinar, não devendo, portanto, ser usada como componente ou disciplina curricular”.
Já na BNCC do Ensino Fundamental, a Educação Ambiental surge entre as competências gerais: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”.
Desta forma, é inegável que a educação ambiental, seja em disciplinas da área das ciências da natureza ou humanas, deve fazer parte da vida escolar das alunas e alunos desde o ensino infantil, a partir de diferentes perspectivas e momentos do desenvolvimento dos estudantes e das estudantes.
Educação Infantil
Durante a infância, quando o desenvolvimento cognitivivo dá grandes saltos, a criança está bastante aberta para internalizar valores, princípios e conceitos. A professora e o professor desta etapa podem aproveitar este momento para mostrar aos pequenos que a relação entre seres humanos e natureza é muito mais próxima do que parece.
A compreensão desta conexão colaborará, mais adiante, para a formação de um indivíduo mais ético e consciente de fazer parte de uma comunidade interdependente, que é o planeta em que vivemos.
Outro ponto que pode ser trabalhado com as crianças desta fase da educação é introduzir a percepção do impacto que a ação das pessoas provoca na natureza. Um exemplo é explicar o tempo que cada material (papel, alumínio, plástico etc) leva para se decompor na natureza, ou como eles podem ser reaproveitados, trazendo o conceito da reciclagem e da economia de recursos naturais.
Trazer estes conceitos para as práticas da educação infantil ajuda a desenvolver uma consciência de como seus atos podem afetar o ambiente e a vida de todo o planeta, ajudando a formar nas alunas e alunos um olhar mais crítico e atento, além da sensação de pertencimento a uma comunidade que vai além da família e da escola: o mundo todo.
Ensino fundamental
Durante este período, professoras e professoras podem usar atividades para conscientizar as e os estudantes dos problemas e potencialidades ambientais da atualidade, estimulando-o ao debate, às propostas e as trocas entre colegas e professor.
Nos anos finais, desenvolver projetos mais complexos — como propostas para reduzir o consumo de plástico em todas as instâncias de suas vidas cotidianas, por exemplo— podem ser boas formas de estimular a estudante e o estudante a terem uma visão mais prática do que já foi aprendido até esse momento.
Ensino Médio
Temas mais ligados a atualidades, como desmatamento recorde da Amazônia, questões climáticas urgentes (como a relação entre o aumento da temperatura no mundo e um maior número de enchentes e alagamentos em diversos pontos do globo, por exemplo) e preservação de conhecimentos ancestrais, guardados pelas comunidades nativas podem ser debatidos e temas de diferentes projetos.
É importante que nesta fase o aluno tenha compreendido a dimensão que os temas ambientais possuem, sejam eles sociais, econômicos, científicos ou políticos.
Além disso, vale lembrar que em todas as fases da educação, a professor e a professora podem trabalhar temas relacionados à cidade ou comunidade onde está a escola, trazendo a questão do território do aluno e seu pertencimento a ele para dentro da sala de aula.
E você, professor? Como vem abordando a educação ambiental com os seus alunos? Conte para a gente!
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