Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

10 notícias positivas da quarentena

Uma seleção da nossa curadoria de boas notícias nos últimos cinco meses

  • Posted bysingularidades
  • 19 de agosto de 2020
  • in Posted in Desafios contemporâneos / Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Desde o início da pandemia, a leitura de notícias passou a fazer parte da rotina de grande parte da população. No entanto, em meio à avalanche de informações desencontradas, alarmistas ou mesmo falsas, encontrar positividade, inovação e credibilidade não é uma tarefa das mais fáceis.

Para ajudar os professores e estudantes nesta busca, criamos no nosso Instagram a Sexta Positiva, uma curadoria de notícias positivas e inovadoras que aconteceram durante este período de quarentena, publicada às sextas-feiras.

De iniciativas individuais de professores para ajudar seus alunos nos estudos a reflexões sobre as mudanças que este momento trará para o futuro da educação, selecionamos 10 destas notícias que trouxemos durante os últimos cinco meses. Vale a pena ler (ou reler) de novo e ter um respiro no meio do seu dia. Confira:

 

1 – Jogo desenvolvido por alunos ensina o cuidado diante da Covid

Um grupo de estudantes e professores do Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP) e do Centro Universitário Newton Paiva, na capital de Minas Gerais criou o game Heróis da Pandemia para ajudar crianças e adolescentes a aprender e ensinar amigos e família a evitar a contaminação pela covid. O jogo está disponível para as plataformas Android e iOS, gratuitamente.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/3iMUlKq

 

2 –De bicicleta, professor leva tarefa para alunos

Professor da rede estadual na cidade do Recife, Arthur Cabral, que ensina ciências em três turmas dos últimos anos do ensino fundamental, notou que um grupo de 20 alunos da escola não estava acompanhando as aulas on-line na quarentena. Para ajudar estes estudantes, Arthur passou a percorrer semanalmente cerca de 8 km para entregar as tarefas para cada um destes adolescentes, alguns vivendo em locais de difícil acesso.

Leia matéria completa aqui: https://glo.bo/3kTQX2i

 

3 – Aplicativo criado por estudantes para informar sobre a doença

O CodInfo é um site criado por nove alunos de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Brasília (UnB) para ajudar os usuários a participar de distribuição de máscaras, recolhimento de doações e entrega de cestas básicas, além de saber do número de casos da doença em toda a cidade de Brasília. O site foi uma das ideias premiadas no Hackathon (maratona de programação on-line) da Universidade de Brasília (UnB) deste ano.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/34dvR96

 

4 – Hora do recreio

Em várias escolas da rede privada do estado do Espírito Santo, foi criado um “recreio virtual” entre as aulas remotas, para reduzir o impacto do confinamento na saúde mental de crianças e adolescentes. Durante este momento, os alunos conversam, trocam emojis, mostram sua casa, seus animais de estimação e até combinam jogos on-line para depois das aulas, dependendo de suas idades.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/3aBD2Jn

 

5 – Arraiá drive-thru

Festividades das mais amadas pelos estudantes, professores e pais, as festas juninas também foram adiadas devido à pandemia. Para não deixar a data passar em branco, escolas de Campo Grande (MS) adotaram o formato drive-thru. Os pais e seus filhos passaram pela parte exterior da escola e reencontraram seus professores, que os receberam devidamente paramentados em trajes típicos, máscaras protetoras, álcool em gel.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/2FCa152

 

6 – Plantão de dúvidas on-line para vestibulandos

Com as aulas presenciais suspensas e a data do Enem ainda a ser definida devido à pandemia, em maio um grupo de estudantes universitários e professores voluntários se juntaram para ajudar os alunos que irão prestar vestibular em 2020 ou 2021. No Facebook e no Whatsapp, alunos da rede pública podem tirar dúvidas dos conteúdos, previamente postados pelos professores em grupos criados para esta finalidade.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/2YhkXvs

 

7 – Brincadeiras e atividades pelo Instagram

Como ajudar aos pais de bebês e crianças pequenas a não deixarem os pequenos sem se desenvolver durante a quarentena? A professora de educação e pedagoga cearense Vilacy de Assis criou uma conta no Instagram na qual, por meio de vídeos com brincadeiras, músicas, atividades e leitura, incentiva os pais e mães a apoiarem seus filhos e, ao mesmo tempo, reforçarem seu vínculo com eles.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/3kTxL4V

 

8 – A robótica e a cultura maker contra a covid

A cultura maker também pode ser uma grande aliada no combate e na informação dos estudantes a respeito da covid. Em junho, o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou o Desafio Sesi de Robótica Covid-19, competição que selecionará os mais interessantes projetos relacionados ao tema, como ferramentas de automação usadas em hospitais ou respiradores mecânicos, por exemplo.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/3g7Ng5C

 

9 –Guia para pais e professores saber mais sobre a covid nas crianças

Crianças são imunes ao coronavírus? Quais são os grupos de risco entre os pequenos? Crianças devem usar máscaras? A redação do portal G1 reuniu 10 das principais dúvidas de pais e educadores quanto ao que ciência sabe sobre a doença, para nortear escolas e famílias a se informar de maneira correta diante da discussão em torno da volta às aulas, em todo o país.

Leia matéria completa aqui: https://glo.bo/323Uhzp

 

10 – O crescimento do ensino híbrido

Depois de serem pegos de surpresa pelo surgimento da pandemia, escolas e educadores tiveram de lançar mão de ferramentas digitais e criatividade para que as aulas não fossem interrompidas. Essa passagem do presencial para o remoto reforçou a desigualdade social, mas também trouxe uma reflexão importante sobre o futuro da educação, no qual o ensino híbrido ganha destaque e se confirma como uma forte tendência na educação pós-pandemia.

Leia matéria completa aqui: https://bit.ly/3kXVAbB

 

O que achou da nossa seleção? Continue acompanhando as nossas edições semanais da Sexta Positiva para abastecer sua semana de boas notícias!

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: [email protected]

boas notícias covid curadoria de notícias informação notícias pandemia sexta positiva

Post navigation

Previous Post

A hora do ensino híbrido

Next Post

Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

  1. Qual a importância da equidade racial para a educação? 

    • Posted bysingularidades
    • 19 de novembro de 2022
  2. Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

    • Posted bysingularidades
    • 11 de janeiro de 2022
  3. 5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

    • Posted bysingularidades
    • 3 de janeiro de 2022
  4. Como é estudar Pedagogia no Singularidades?

    • Posted bysingularidades
    • 30 de junho de 2021
  5. Semana Nacional e Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a urgência deste tema na sala de aula

    • Posted bysingularidades
    • 26 de maio de 2021


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inPARA APRENDERSem categoria

5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

  • Postedby singularidades
  • 3 de janeiro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top