Durante a quarentena, muita gente tem procurado opções de séries para assistir em plataformas on-line, como o Netflix, a mais popular delas. E em seu acervo há verdadeiras joias para quem quer se divertir, se emocionar e aprender mais sobre o valor da educação e o papel dos professores na vida de alunos de todas as idades.
Fizemos uma seleção de séries que têm a educação como tema ou pano de fundo, com tramas diferentes, mas um ponto em comum: a valorização do aprender. Prepare sua pipoca e vem com a gente!
Merlí (Espanha)
Um professor de filosofia com um humor peculiar, que estimula os alunos a pensar desde suas diferentes realidades de vida, acredita que a aula não deve ser, necessariamente na sala de aula e aceita e respeita toda e qualquer diversidade. Este é Merlí.
Em três temporadas, a série, que tem uma escola pública de Barcelona como cenário principal, mostra o professor sendo olhado com desconfiança pelos outros professores mais convencionais e alguns dos pais, tornando-se próximo e ajudando seus alunos do ensino médio com problemas financeiros ou emocionais, e ensinando filosofia a partir de conceitos presentes na vida (nem sempre tão tranquila) de cada um deles.
O professor também tem de lidar com seus próprios desafios, medos e dores, como seu filho Bruno, que é homossexual e tem medo de assumir-se, além de não aceitar o pai como professor. Além disso, Merlí tem uma vida amorosa e financeira turbulenta, sendo obrigado a viver na casa da mãe por não ter como pagar seu aluguel.
A série mostra, com humor e delicadeza, um professor dedicado e apaixonado pela educação, que consegue transformar a vida de seus alunos. Nós falamos já mais da série aqui no blog – vale a pena ler de novo!
Assista aqui!
Rita (Dinamarca)
Como Merlí, Rita foge dos estereótipos. É professora de literatura de uma escola no interior da Dinamarca, na cidade onde ela viveu toda sua vida. Querida pelos alunos do ensino fundamental e médio, ela é sincera, independente e honesta com seus alunos – sendo muitas vezes dura, mas sempre com um fundo de doçura e humanidade.
Já entre seus pares professores e coordenadoras, é vista como rebelde e fora do padrão, o que não a incomoda. Pelo contrário, a impulsiona a seguir apoiando seus estudantes em serem eles mesmos.
Ainda como seu colega catalão sobre quem falamos antes, Rita tem relacionamentos amorosos tensos, problemas com pais mais tradicionais e se desdobra para lidar com seus alunos mais difíceis. Divorciada, ela mora com os três filhos – uma menina disléxica, um rapaz que se descobre homossexual e o mais velho, que está ainda em busca de um propósito na vida.
A série tem quatro temporadas e retrata a educação como um processo colaborativo e humano, personificado em uma professora que não busca a perfeição e ensinar seus alunos não apenas a sua disciplina, mas a viver neste mundo complexo e em constante mudança.
Assista aqui!
Anne com E (Canadá)
Baseada no livro Anne of Green Gables, um clássico da literatura juvenil norte-americana ambientado nos anos finais do século XIX, a série conta a história de Anne, uma órfã que passa seus primeiros 13 anos em um orfanato na Nova Scotia, província canadense, até que sua vida muda totalmente quando é adotada por um casal de irmãos, Mattew e Marilla.
Para sobreviver à vida difícil e por vezes cruel no orfanato, a menina desenvolveu uma imaginação prodigiosa e uma paixão pelos livros.
Ao chegar à sua nova casa, a fazenda do casal que será sua nova família, Anne causa estranhamento por ser ruiva numa comunidade onde a grande maioria dos habitantes são morenos ou loiros, falar muito e, sensível, se encantar por pequenos e sublimes detalhes, como uma flor na entrada de sua casa, ou a primeira neve do ano.
Na escola, se destaca como excelente aluna, dedicada e interessada, o que era bastante incomum àquela época, quando as meninas não eram tão engajadas aos estudos e iam apenas até o ensino médio, pois depois disso se preparavam para o casamento.
A chegada de uma professora jovem, diferente, viúva, independente, aberta para novas metodologias e, para choque da conservadora sociedade local, usa calças compridas (o que era um tabu então) e não quer voltar a se casar abre a cabeça de Anne, que sonha tornar-se professora no futuro.
Delicada, a série (que tem duas temporadas) mostra como o otimismo, a aceitação do diferente (a menina tem um colega homossexual, que se torna um grande amigo, e um casal negro que chega à cidade é olhado com desconfiança, mas por fim bem acolhido na comunidade), e quanto o aprender não apenas na escola, mas na vida, é importante para a formação de um jovem.
Assista aqui!
Gostou das nossas sugestões? Compartilhe suas opiniões com a gente!
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: [email protected]