A educação atual não é tarefa das mais fáceis em uma época caracterizada pela diversidade de informações, pensamentos e paradigmas. As demandas da sociedade atual, relacionadas principalmente ao vertiginoso desenvolvimento tecnológico que estamos vivendo, nos impõem o desafio de pensar a escola de modo que ela possa acompanhar as mudanças do mundo.
É fundamental concebermos a escola como um espaço educativo no qual todos possam construir aprendizagens que ampliem suas possibilidades de atuação no mundo. Para tanto, o currículo, as metodologias, os processos e até mesmo os espaços precisam ser revisitados. Sabemos o quanto isso é complexo e assustador, embora de extrema necessidade nos dias de hoje.
Mapeamos, então, quatro principais tendências e explicamos como elas podem impactar as aprendizagens de seus alunos em 2019.
1 – Ensino de uma língua adicional
O ensino de línguas adicionais ganha papel de destaque na escola atual e tem como objetivo a formação de um cidadão capaz de atuar em cenários diversos como o que nos deparamos na atualidade. Isso ocorre uma vez que o educando se torna cada vez mais apto, por meio de uma outra língua, a acessar uma multiplicidade de discursos e, desse modo, ampliar seu repertório e sua visão de mundo.
2 – Trabalho com modelos flexíveis e com tecnologia em sala de aula
A aprendizagem por meio de projetos reais, com jogos e com informação contextualizada, equilibrando colaboração e personalização é o caminho mais significativo hoje. Um currículo mais flexível, que inclua metodologias ativas, para promover a participação e o engajamento dos estudantes nas atividades, é essencial para alcançarmos os objetivos de aprendizagem e formamos sujeitos mais colaborativos e empáticos.
3 – Revisão dos currículos e elaboração dos planos de ensino a partir da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define o conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais para todos os estudantes do Brasil. A BNCC serve como referência para a construção e a adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. Seu sucesso depende crucialmente de sua implementação.
Os professores e coordenadores têm um papel-chave no desenvolvimento e na prática dos pressupostos descritos nesse documento. Assim, é fundamental que educadores, de forma geral, entendam a BNCC como um documento formativo também para os profissionais que já atuam nas escolas e que precisam se atualizar para que consigam transpor para sala de aula os princípios observados na base.
4 – Ressignificação da educação infantil
A etapa da escolarização que corresponde à educação infantil não pode mais ser vista apenas como um lugar onde são realizados os cuidados básicos de higiene e alimentação, e sim um espaço no qual o educar e cuidar estejam integrados e em que laços afetivos sejam criados.
A Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, uma vez que é nela que a criança tem a possibilidade de experimentar o mundo fora do núcleo familiar, aprender a interagir com os diferentes discursos e fazer várias descobertas em diferentes áreas do conhecimento.
Assim, a escola deve promover uma educação que considere a formação física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relações interpessoais e de inserção social de seus alunos, respeitando as especificações de cada um deles.
Como nós, educadores, devemos nos preparar frente a tantas mudanças?
Frente a um mundo em constante mudança, a formação continuada é imprescindível para o educador. A formação de professores deve ser um processo permanente de aperfeiçoamento e renovação dos saberes necessários à atividade profissional.
Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo central assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos. Essa formação possibilita um novo sentido à prática pedagógica, ao contextualizar novas circunstâncias e ressignificar a atuação do professor.
O Singularidades, considerando as quatro tendências aqui descritas, planejou uma programação de verão que oferece oportunidades importantes de formação para você, educador.
Para se aprofundar no ensino de uma língua adicional, planejamos o curso Bilingualism and Biliteracies Across the Disciplines: Contemporary Theories and Practices, com o professor Cristian Aquino, da Universidade de San Diego (EUA).
Pensando no trabalho com modelos flexíveis e com tecnologia em sala de aula, ofereceremos dois cursos: Understanding by Design: Foco nas Aprendizagens, com Raquel de Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, e Aulas de Matemática e Metodologia STEM – BNCC, com os especialistas Luiza Regina Fernandes e Rodrigo Morozetti Blanco.
A importante tarefa de revisão dos currículos e elaboração dos planos de ensino a partir da BNCC será contemplada pelo curso da socióloga e professora da casa, Lourdes Atiê.
Para a ressignificação da educação infantil, preparamos dois cursos: Ateliê de Fotografia para documentação Pedagógica, com o renomado fotógrafo e pedagogo André Carrieri, e Método Montessori, com a docente Vivian Mozas.
Esses cursos acontecerão nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, das 9h às 16h. Esperamos vocês!
Antonieta Heyden Megale é Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pedagoga e Bacharel em Comunicação Social.
Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
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