E aí? Quais experiências os docentes da Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades vivenciaram na Comic Con 2018? Primeiro, se transformaram em X-Math! Aposto que quem conhece a saga X-Man poderá reconhecer todos na foto: Colossus, Solaris, Tempestade, Wolverine, Banshee e o professor Xavier. Ah! A Fênix Negra está tirando a foto. Ela fez questão!
Como os X- Man criados pelo falecido gênio Stan Lee, nós X-Math estamos sempre em busca de novas narrativas para contarmos as nossas histórias.
Na Comic Con pudemos entrar na saga, e não demorou muito para reconhecer nossos códigos em meio a tantas conexões entre arte, comunicação, linguagens, recursos digitais, engenhocas, sons, cores e emoção.
Associamos números ao espaço, conectamos álgebra com geometria, recorremos ao cálculo para as contínuas transformações de cenários, muitas matrizes e muita potência de 10 para configurações abstratas, inferências e contagens.
É isso: em nossa saga vislumbramos nossas narrativas em outros cenários! A cultura pop está carregada de modelos, símbolos e saberes matemáticos. Uma fusão entre cultura pop, STEM, realidade aumentada, jogos, modelagem, investigação, experimentação, resolução de problemas…
Os X-Math também se encantaram com o potencial de engajamento dos jovens, nas variadas formas de cooperação e respeito, no estar tanta gente num mesmo espaço tempo, valorizando a arte do outro.
Vamos continuar revivendo a experiência, verbalizando as aprendizagens e buscando novos caminhos de conexão entre a Matemática e a juventude. Não vamos abandonar tão cedo nosso cosplay! Vamos manter viva nossa faceta de super heróis! Avante X-Math!
Margareth Polido Pires coordena o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades
Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: [email protected]