A temática sobre a formação inicial de professores é um assunto de muita relevância para o país. Como está estruturada a formação inicial dos futuros pedagogos no Singularidades? É sobre esse assunto que iremos discorrer, brevemente, nesse texto.
O curso de Pedagogia forma profissionais para atuar em quais áreas?
O curso de Pedagogia forma profissionais para serem professores de Educação Infantil; 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e gestores escolares (que atuam em diferentes funções, como coordenação pedagógica, orientação de estudantes e famílias e direção escolar). O pedagogo, pelas características de sua formação, também é gestor de projetos educacionais que acontecem fora da escola. Segundo a LDB 9394/96:
Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.
Com isso, já podemos considerar a complexidade dessa formação que, ao mesmo tempo que é ampla, tem especificidades em cada uma dessas funções. Ser pedagogo exige uma amplitude de conhecimentos a respeito dos fenômenos educacionais, que vão da gestão da sala de aula à gestão curricular, do funcionamento do cotidiano de uma escola até as políticas públicas, do acompanhamento de cada estudante e do papel das famílias e dos responsáveis nesse percurso. Ou seja, é uma formação ampla que exige conhecimentos específicos.
No currículo do curso de Pedagogia do Singularidades, essa formação é abordada a partir da identidade do curso com a prática da sala de aula. A nosso ver, é o conhecimento sobre a docência que desenvolverá uma série de competências e uma profissionalidade para a atuação do pedagogo.
É da perspectiva das relações sobre o processo de ensino e aprendizagem, e da intencionalidade do processo educativo, que faz sentido entender os fundamentos da Educação, os impactos de temas contemporâneos na realidade educacional, a psicologia do desenvolvimento, as didáticas das áreas de conhecimento, o autoconhecimento e a identidade profissional de ser professor.
Quais são os pontos fundamentais presentes no currículo do curso de Pedagogia do Singularidades? Que professor queremos formar?
Vou citar dois pontos que priorizamos na identidade do profissional que queremos formar:
- Um professor autor.
- Um professor e um gestor que tomem decisões sobre os processos de ensino e aprendizagem, nos mais diversos contextos e nas situações mais diversas.
Para formar um profissional com esse perfil é preciso que, no decorrer do curso, sejam propostas experiências formativas em que o licenciando, futuro professor, possa:
- Vivenciar atividades de autoconhecimento e de retomada da memória da do seu percurso escolar, respeitando e valorizando as histórias e diversidades de vida de cada um.
- Aprender em um currículo que seja integrador e interdisciplinar em suas ações de ensino.
- Desenvolver e reconhecer atividades de autoria em diferentes planos (planejamento, análise e atuação), e em contextos relativos à docência.
- Exercitar a criação, elaboração, argumentação e tomada de decisões a partir do entendimento da realidade de diferentes contextos pedagógicos.
Para exemplificar, cito algumas atividades presentes e que ocorrem do decorrer da formação inicial:
- Relativas ao autoconhecimento e formação integral.
- Autoria da sua biografia escolar, das memórias da sua relação com a escola e da sua autobiografia: qual a história da minha vida que me direcionou para docência?
- Propostas reflexivas sobre como é a relação com as diferentes áreas de conhecimento.
- Apropriação, de forma crítica e técnica, de documentos relativos à docência e que farão parte da intencionalidade da sua ação como docente: planos de aula, sequências didáticas, materiais e jogos pedagógicos, entre outros; em diversas situações: analisando, criando, aplicando e avaliando.
- Autoria de um Projeto de Desenvolvimento Profissional, visto que estamos falando do início da sua formação e é muito importante que o licenciando vislumbre a sua formação continuada. Paralelo a essa produção, os futuros professores desenvolvem um trabalho de conclusão de curso que seja vinculado às características de sua profissão, seja por meio da elaboração de um material didático, de um projeto de intervenção social ou uma monografia acadêmica. As temáticas e a metodologia priorizadas sempre consideram a realidade educacional em que o futuro profissional irá atuar.
Ensinar exige tomada de decisões contínuas sobre o processo de ensino e aprendizagem. Formar um professor que saiba planejar, executar e avaliar a própria ação é uma premissa. Esse é um princípio da formação do professor reflexivo.
A metodologia de formação que priorizamos com os estágios, a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade, as atividades propostas pelas disciplinas em sala de aula, têm essa perspectiva. O estudante vivencia e discute sobre a prática profissional desde o 1º Semestre: aprende a olhar para a realidade, descrevê-la, interpretá-la, fazer perguntar e propor alternativas.
Essa metodologia exige um currículo com muita organicidade, que aborde os diferentes cenários de atuação do pedagogo, tecido, transversalmente, por eixos que vão discutir:
- como se ensina e como se aprende;
- o que fundamenta a ação docente, do ponto de vista sociológico, filosófico, histórico;
- as linguagens expressivas;
- os temas e dilemas contemporâneas;
- o autoconhecimento e a formação integral;
- a investigação sobre a realidade educacional.
É preciso salientar que todo currículo em ação envolve o modo como ele é aplicado. Somente é possível que um currículo organizado dessa maneira seja colocado à prova por professores que conhecem e têm experiência na sala de aula da Educação Básica e sobre a realidade educacional e, principalmente, que sejam autores desse projeto de formação em uma rede de colaboração. Por isso se trata de dizer que temos um currículo feito por professores para futuros professores.
Por fim, indico que complementem a leitura desse breve texto com o relato dos licenciados, futuros professores, sobre as suas experiências formativas, que aconteceram em recente Webinar, que você pode conferir aqui.
É assim que fazemos!
Cristina Nogueira Barelli é pedagoga e coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto Singularidades
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