Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Metodologias ativas para uma aprendizagem melhor: conheça a abordagem Visible Learning

A professora Julia Andrade explica como ferramentas de documentação e autoavaliação podem fazer com que professores compreendam e aprendam formas mais efetivas de ensinar

  • Posted byAna Karla
  • 31 de janeiro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER / Metodologias e novas abordagens / PARA APRENDER
  • 0

Você já ouviu falar da Visible Learning e como ela trabalha a aprendizagem profunda por meio do uso de metodologias ativas, tanto por parte do professor quanto de seus futuros ou atuais alunos? Sabia que esta é uma das mais modernas abordagens pedagógicas da atualidade, conectando-se com o ser humano que a escola formará no futuro.

 Este tema tão fascinante é também o de um dos cursos de extensão do Instituto Singularidades, “Abordagem Visible Learning: Experiências Teórico-Práticas de Aprendizagem Criativa, Metodologias Ativas e Avaliação Integradora”. A seguir você confere uma entrevista com Julia Pinheiro Andrade, docente do curso.

 

Como o Visible Learning e as metodologias ativas se conectam com a formação de estudantes para um futuro de profissões que ainda não foram criadas?

O curso traz estratégias ativas para que professores e estudantes tornem seus pensamentos visíveis e compartilhem critérios comuns para (auto) avaliar aprendizagens.

Assim, traz ferramentas eficazes para articular o ensino (ótica do professor) e a aprendizagem (ótica do aluno), para o desenvolvimento de competências (na definição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC: conhecimentos, habilidades, valores e atitudes).

Competências serão o coração da formação para esse futuro incerto, em que certamente precisaremos ter repertório denso para aprender a colaborar e recriar em cenários completamente diferentes dos atuais.

 

Que ferramentas o curso oferece ao estudante-professor na criação de práticas inovadoras em sala de aula?

As principais são estratégias de documentação e autoavaliação do pensamento (como por gráficos de radar, por rubricas, por rotinas de pensamento) e diversas estratégias de resolução de problemas e criação em grupos (como wordcafe, ensino por estações, desafios em circuitos elétricos em papel e em massinha e design thinking).

Além disso, desenvolve diferentes estratégias de planejamento para o professor pensar e monitorar seus objetivos educacionais e curriculares no curto e no longo prazo.

 

Como a meta-análise das formas de ensinar e de aprender (por meio do desenvolvimento de uma “expertise coletiva”) pode colaborar na formação de uma educação inclusiva e integral?

A educação integral visa desenvolver plenamente todos os sujeitos e integrar competências complexas (intelectuais, emocionais, físicas, sociais e culturais). As pesquisas e meta-análises demonstram que o que mais tem impacto na aprendizagem dos estudantes é a expertise coletiva colaborativa entre professores.

É no coletivo institucional e intencional desse coletivo docente que se torna possível assumir o compromisso com a educação integral e o desenvolvimento de todos e de cada um. Para isso, o coletivo desenha estratégias de ensino centradas na aprendizagem ativa dos estudantes.

Como os professores são desafiados a assumir a perspectiva da aprendizagem do estudante, se tornam efetivamente aptos a redesenharem situações de ensino que garantam aprendizagens significativas e ativas.

Deste modo, por meio da homologia de processos, como estudantes, aprenderam a ser “professores” de seu próprio desenvolvimento, desenvolvendo meta-cognição e investigação autônoma.

 

Quais são as competências que o aluno deverá ter desenvolvido ao fim do curso?

Sobretudo competências ligadas à intensa colaboração, comunicação e criação em grupo e as capacidades relacionadas a um rigoroso processo de planejamento docente para a educação integral.

 

 

 

Julia Pinheiro Andrade é pesquisadora do Centro de Referências em Educação Integral e assessora em arquitetura de Aprendizagem na Atina Educação. É coordenadora e professora do curso de extensão “Abordagem Visible Learning: Experiências Teórico-Práticas de Aprendizagem Criativa, Metodologias Ativas e Avaliação Integradora”, no Instituto Singularidades

 

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/visiblelearning/
Entre em contato: [email protected]

cursos de extensão medodologias ativas visible learning

Post navigation

Previous Post

Pedagogia Diferenciada e o respeito pelas diferentes formas de aprendizagem

Next Post

Reflexões sobre o processo de escrita de textos

  1. Qual a importância da equidade racial para a educação? 

    • Posted bysingularidades
    • 19 de novembro de 2022
  2. Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

    • Posted bysingularidades
    • 11 de janeiro de 2022
  3. 5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

    • Posted bysingularidades
    • 3 de janeiro de 2022
  4. Como é estudar Pedagogia no Singularidades?

    • Posted bysingularidades
    • 30 de junho de 2021
  5. Semana Nacional e Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a urgência deste tema na sala de aula

    • Posted bysingularidades
    • 26 de maio de 2021


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inPARA APRENDERSem categoria

5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

  • Postedby singularidades
  • 3 de janeiro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top