Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

E-learning: o que é e como implementar na sala de aula?

Conversamos com Alini Dal Magro, diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades, sobre o e-learning e suas múltiplas possibilidades de uso. Na segunda parte da entrevista, ela nos contará como estas ferramentas podem ser usadas também por professores e empresas

  • Posted byAna Karla
  • 21 de agosto de 2018
  • in Posted in Destaques / PARA GERIR
  • 0

Qual a definição de e-learning?
O e-learning é um formato de aprendizagem a distância geralmente auto-instrucional, que oferece múltiplas linguagens e metodologias ativas, a fim de que o aprendiz seja o protagonista no processo. Ele pode ocorrer por meio de cursos corporativos ou não corporativos.

No primeiro caso, o curso é elaborado para atender às necessidades de uma empresa ou grupo empresarial, por meio da formação de seus colaboradores, clientes ou fornecedores. Já no segundo caso, são cursos livres oferecidos para o público em geral.

 

Como ele se difere do EAD e dos cursos on-line?
O chamado Ensino à Distância (EAD) é um conceito amplo, como um guarda-chuva, que compreende as diversas formas de promoção de aprendizagem a distância. Até mesmo os cursos por correspondência, populares na segunda metade do século XX, eram formas de cursos a distância, mediados por algum tipo de tecnologia (no caso, as apostilas).

 

Qual o impacto que os cursos on-line tiveram no Brasil recente?
Estes cursos já atingiram um número expressivo de pessoas e, de acordo com o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) em 2016, contabilizavam 2,9 milhões de alunos (incluindo cursos livres corporativos e não corporativos).

Por conta de uma ampla variação de horas, metodologias e conteúdo, é desafiador avaliar o impacto total deste tipo de ensino.

 

De uma forma geral, quais vantagens deste sistema?
Pode-se afirmar que as ferramentas de e-learning geram economia para a aprendizagem, tornam acessíveis conteúdos especializados, além de divulgarem especialistas e metodologias de classe mundial.

Além disso, diminuem tempos de deslocamento entre a residência ou trabalho até a escola, possibilitam escolha de horário mais flexível pelo aluno e impulsionam a autonomia.

 

Quais são as possibilidades que o e-learning abre para os alunos, seja em conteúdo ou em flexibilidade?
O e-learning pode garantir aos alunos um aprendizado direcionado e mais ativo, visto que pode-se escolher o que se gostaria de estudar e em qual formato.

Além disso, possibilita que o aluno determine o local e o tempo disponível para realizar seu estudo, de acordo com sua rotina e necessidade. Considerando a realidade das grandes cidades, ou mesmo regiões distantes, este é um excelente benefício aos alunos.

 

Qual o perfil dos estudantes que aderem a essa plataforma de ensino?
De acordo com o Censo EAD, nota-se que nos cursos livres não corporativos a presença feminina é significativamente maior, enquanto nos corporativos é maior a presença masculina, ainda que ligeiramente.

A maioria dos alunos encontra-se na faixa etária entre 31 e 40 anos (27%), o que reforça a importância da EAD para atender às demandas de um mercado onde o profissional busca continuar seus estudos enquanto trabalha, prevendo avançar em sua carreira.

 

Como você analisa essa diferença entre os gêneros ?
É interessante observá-la, pois estes dados revelam um avanço na sociedade brasileira, na qual a mulher está cada vez mais investindo em sua vida profissional, tanto pela demanda financeira quanto pelos novos papéis que ocupa na sociedade.

 

Como é a experiência do aluno com o e-learning hoje?
O desafio está na proximidade e na autonomia do aprendiz. Quanto aos materiais, um dos indicadores de qualidade de conteúdos didáticos é a sua variedade.

Numa comparação com os cursos presenciais, o Censo da EAD de 2016 ainda aponta que este sistema oferece uma variedade maior de materiais e metodologias do que o ensino presencial. Isso não significa que a interação e a qualidade não sejam pontos críticos.

 

Ainda se perde em qualidade ou interação em relação às aulas presenciais?
Na verdade, há perfis que se sentem mais à vontade para interagir no meio digital, e outros que enfrentam dificuldades. Por outro lado, é menos comum que os cursos on-line tenham atividades práticas, o que representa um desafio para determinados cursos e conteúdos.

Uma das estratégias que utilizamos no Instituto Singularidades é o modelo Híbrido, que articula atividades presenciais e a distância para fomentar a proximidade e a autonomia do aprendiz. Outras possibilidades estão no uso de tecnologias de ponta, como simulações, games e recursos de aprendizagem adaptativa.

 

 

Alini Dal Magro é mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades.

 

e-learning EAD ensino à distância

Post navigation

Previous Post

A BNCC foi lançada, e agora?

Next Post

Curso “Alfabetização e Práticas de Linguagem”

  1. Qual a importância da equidade racial para a educação? 

    • Posted bysingularidades
    • 19 de novembro de 2022
  2. Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

    • Posted bysingularidades
    • 11 de janeiro de 2022
  3. 5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

    • Posted bysingularidades
    • 3 de janeiro de 2022
  4. Como é estudar Pedagogia no Singularidades?

    • Posted bysingularidades
    • 30 de junho de 2021
  5. Semana Nacional e Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a urgência deste tema na sala de aula

    • Posted bysingularidades
    • 26 de maio de 2021


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inGestãoPARA GERIR . . .

Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

  • Postedby singularidades
  • 11 de janeiro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top