Prevista pela Constituição de 1988 e presente na Lei de Diretrizes e Bases (LBD) da Educação Nacional, a Base Nacional Curricular (BNCC) é um documento que que irá definir o conjunto de aprendizagens que todos os alunos da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II) do Brasil deverão receber. A base foi homologada no final de 2017 e deve ser colocada em prática a partir de 2019.
Miguel Thompson, Diretor Executivo do Instituto Singularidades, lembra a importância dos professores e gestores se anteciparem a pensar juntos no planejamento de um currículo orientado ao BNCC em suas escolas. “O mundo está mudando muito rápido e nós, professores, temos a obrigação de correr atrás destas mudanças, porque nosso papel também vêm mudando neste universo”, avalia.
A BNCC será o norte dos currículos e das propostas pedagógicas de todas as escolas de cada um dos municípios brasileiros, sejam públicas ou privadas. Nela estão contidas as competências que os professores deverão incentivar em seus alunos ao longo da Educação Básica, para que esses estejam preparados para se tornarem cidadãos críticos e participativos.
Este guia está vinculado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e surgiu após uma longa série de discussões e propostas de instituições municipais e estaduais, que durou quatro anos.
Muitas versões da base foram feitas durante este período, no qual foram levadas em conta as muitas diferenças socioculturais entre as diferentes regiões do país. A ideia é que a este documento seja o denominador comum de todas as escolas do Brasil.
Formação e informação
Para apresentar a base aos professores e gestores escolares, o Instituto Singularidades promoveu uma videoaula, gratuita e online, com o tema BNCC – do Currículo para a Sala de Aula. O conteúdo contempla os assuntos abordados em um curso online, concebido por Miguel Thompson, com a colaboração de outros educadores.
Em 10 horas de duração, o curso se propõe a explicar como funciona a BNCC, por meio de uma linguagem acessível e materiais inovadores, com videoaulas, textos, infográficos e podcast.
Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: [email protected]