Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

A diversidade e a inclusão na Campus Party

A professora do curso de Letras do Instituto Singularidades Olívia Nakaema aponta alguns diferenciais na programação do megaevento que não se restringem à tecnologia

  • Posted byAna Karla
  • 19 de fevereiro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Não foram só os robôs, os novos sistemas de programação ou inteligência artificial ou mesmo as novidades em games que chamaram a minha atenção na última Campus Party, que terminou nesse domingo (dia 17). A edição de 2019 teve uma marca não vista nas outras edições, dando espaço à diversidade e à presença feminina.

Negros e a comunidade LGBT marcaram presença, como por meio da instituição BlackRocks, que promove a criação de startups entre os negros. Houve também muitos painéis expostos por mulheres, palestras e ações como a exposição “Donas da Rua e da História”, criada pela Maurício de Souza Produções, que destacou as principais personalidades femininas nas áreas de ciência, tecnologia e cultura.

Outro destaque importante foi a presença da professora Joana Félix, PhD em Química pela Universidade Harvard, ganhadora do Prêmio Kurt Politizer de Tecnologia e uma das cientistas mais importantes do Brasil. Joana, que superou a infância com poucos recursos para dedicar-se aos estudos numa das melhores universidades da América Latina (Unicamp) foi uma das palestrantes mais elogiadas do evento.

 

Inclusão por meio da tecnologia

O uso da tecnologia para a educação foi o que chamou mais atenção de nós, professores. Destacamos o uso de games para aprender literatura, cultura e línguas, como o jogo Huni Kuin criado na língua indígena Huni Kuin (falada por mais de 10 mil pessoas no Brasil), que traz narrativas mitológicas dessa nação, e o jogo A Nova Califórnia, baseado no conto de mesmo nome de Lima Barreto.

Além de games, várias tecnologias que podem ser utilizadas para a criação de jogos educativos puderam ser experimentadas, como a impressora 3D, a máquina de corte a laser, os simuladores e os aparelhos de realidade virtual, entre outras.

O uso dessas tecnologias contribui para promover o conhecimento de forma multidisciplinar, por meio de múltiplas linguagens. Neste contexto, a tecnologia é um possível facilitador do aprendizado do aluno, ao aproximar o estudo e o entretenimento.

Especialmente nós, professores, pudemos refletir sobre o storytelling, o design thinking, metodologias de ensino e aprendizagem, como a gamificação, entre outras formas.

Diante de tantos projetos e tantas pessoas empenhadas em desenvolver tecnologias com objetivos sociais, é possível acreditar que a tecnologia poderá contribuir muito para a educação e, consequentemente, para aumentarmos nossas esperanças em uma sociedade menos desigual.

 

 

Olívia Nakaema é bacharel em Direito e Letras, e licenciada em Português e Japonês, além de mestre pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa, ambos pela Universidade de São Paulo (USP).  É professora do curso de Letras do Instituto Singularidades

 

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: [email protected]

Campus Party Diversidade inclusão

Post navigation

Previous Post

O que os educadores podem aprender com a Campus Party?

Next Post

Uma novata na Campus Party: entre reflexões e pieguices

  1. Qual a importância da equidade racial para a educação? 

    • Posted bysingularidades
    • 19 de novembro de 2022
  2. Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

    • Posted bysingularidades
    • 11 de janeiro de 2022
  3. 5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

    • Posted bysingularidades
    • 3 de janeiro de 2022
  4. Como é estudar Pedagogia no Singularidades?

    • Posted bysingularidades
    • 30 de junho de 2021
  5. Semana Nacional e Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a urgência deste tema na sala de aula

    • Posted bysingularidades
    • 26 de maio de 2021


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inPARA APRENDERSem categoria

5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

  • Postedby singularidades
  • 3 de janeiro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top