Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Colaboração no ensino da Matemática: conheça o GESEM

O Grupo de Estudos Singularidades para o Ensino da Matemática (GESEM) deixou de ser um plano para se tornar realidade, criando uma comunidade para discussão de práticas de ensino desta disciplina

  • Posted bysingularidades
  • 17 de junho de 2020
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER / Formação de professores / PARA APRENDER
  • 0

Há algum tempo, a equipe de professores do curso de licenciatura em Matemática tem pensado em como se conectar com outros docentes desta disciplina, buscando gerar uma comunidade de estudo e aprendizagem sobre práticas de sala de aula.

Por experiência própria ou por conhecimento de estudos já realizados, existe certo consenso sobre os desafios existentes no ensino desta disciplina na Educação Básica, assim como há concordância de que muitos docentes costumam enfrentar sozinhos esses desafios.

Tendo como pressuposto um processo colaborativo, o objetivo principal seria promover o diálogo, a troca e a colaboração entre professores sobre conteúdo específicos, estratégias de ensino, atividades potencializadoras de aprendizagem, recursos de avaliação, dentre outros, e assim propiciar a reorientação e a ressignificação de suas práticas.

A proposta de iniciarmos o grupo foi quase abandonada com a chegada da pandemia. Mas não! Com alegria, queremos compartilhar que, em meio à quarentena, 27 professores e professoras, de diferentes lugares do país aceitaram nosso convite e, de forma virtual, demos o primeiro passo para a criação do Grupo de Estudos Singularidades para o Ensino da Matemática (GESEM).

Tivemos dois encontros no mês de maio e já temos o próximo agendado. A partir de agora, os rumos do GESEM serão traçados de maneira colaborativa, com base nas demandas e potencialidades destes professores que querem contribuir para o ensino da Matemática em seus campos de atuação. Esperamos que, em breve, possamos trazer mais novidades por aqui.

 

 

Marta de Oliveira Gonçalves é doutora em Educação: Psicologia da Educação, Psicóloga e especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também é docente na licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades e membro do GESEM.

 

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: [email protected]

educação do futuro ensino de matemática grupos de pesquisa

Post navigation

Previous Post

Quais lições podemos tirar desse período?

Next Post

Pesquisa Instituto Península: como os professores seguem na pandemia?

  1. Qual a importância da equidade racial para a educação? 

    • Posted bysingularidades
    • 19 de novembro de 2022
  2. Gestão de aprendizagens: por uma escola mais eficaz

    • Posted bysingularidades
    • 11 de janeiro de 2022
  3. 5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

    • Posted bysingularidades
    • 3 de janeiro de 2022
  4. Como é estudar Pedagogia no Singularidades?

    • Posted bysingularidades
    • 30 de junho de 2021
  5. Semana Nacional e Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a urgência deste tema na sala de aula

    • Posted bysingularidades
    • 26 de maio de 2021


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Qual a importância da equidade racial para a educação? 

  • Postedby singularidades
  • 19 de novembro de 2022
  • 0
Posted inPARA APRENDERSem categoria

5 documentários brasileiros para se refletir sobre educação

  • Postedby singularidades
  • 3 de janeiro de 2022
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A importância de se estudar a cultura e a literatura indígena

  • Postedby singularidades
  • 23 de dezembro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesPARA ENSINAR

A programação como linguagem e o futuro da educação

  • Postedby singularidades
  • 20 de dezembro de 2021
  • 0
Follow on Instagram
back to top