A ideia das múltiplas inteligências do psicólogo e cientista norte-americano Howard Gardner, o construtivismo de Jean Piaget, e a pedagogia democrática e inclusiva do patrono da educação brasileira Paulo Freire foram alguns dos pontos de partida para o diretor executivo Miguel Thompson preparar, junto à sua equipe, a inovadora programação do Instituto Singularidades no Bett Educar 2019.
Ele é consultor do evento, um dos maiores relacionados à educação na América Latina, que acontece entre hoje (14) e 17 de maio próximos, no Transamérica Expocenter, na capital paulista.
Miguel é um incansável defensor da ideia de que o aluno do século XXI não se adapta mais a uma escola que foi criada no século XIX, com aulas que não acompanham suas necessidades.
Ele conta que sua ideia era trazer para o evento elementos que conectem alunos, professores, coordenadores, pesquisadores e outros tantos envolvidos no universo de educação com as diversas possibilidades que a tecnologia, os modelos ativos de pedagogia e a transmídia – comunicação radiofônica, podcasts, filmes, quadrinhos, cosplay e outras formas de experimentação educativa podem oferecer.
“Conseguimos incorporar à nossa programação tudo o que havíamos planejado. Ela será baseada no ecletismo da fala, indo do mundo das expressões e fenômenos digitais da atualidade (mídias sociais, memes, fake news, podcasts) ao tradicional broadcast (transmissão de rádio ou TV). O conceito de transmídia será muito trabalhado nesta edição do Bett”, conta Miguel.
Uma mostra disso é que o stand do Singularidades no evento contará com um estúdio de rádio, que irá transmitir ao vivo programas e podcasts diários, com entrevistados das mais diversas áreas. Paula Miraglia, diretora do Nexo Jornal falará sobre o projeto NexoEdu, plataforma educacional do veículo.
Já a arquiteta Beatriz Vanzolini falará sobre cidades educadoras, arquitetura e educação, para ficar em alguns exemplos. Haverá também edições do Educaramba e participação de professores do Singularidades. Você pode conferir toda a programação aqui.
Miguel valorizou também diversas parcerias interessantes, como a com o UOL Tech (com quem o Singularidades lançará 20 cursos de extensão com experimentos em quadrinhos, mídias sociais e vídeo), o Sistema Globo de Rádio (que irá transmitir um podcast) e a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com quem também foram elaborados novos cursos.
Da inclusão às novas possibilidades profissionais
Das rimas do Slam Interescolar e do Slam da Guilhermina, representadas por Emerson Alcalde, organizador de ambos, aos cursinhos populares e à educação nas periferias da UNEAfro Brasil, que têm Elaine Correia à frente, o Instituto Singularidades quer trazer para o Bett Educar exemplos inclusivos de educação, que fujam das experiências tradicionais em sala de aula. “Temos de pensar cada vez mais em novos espaços de aprendizagem democráticos e que não sejam só a escola”, avalia.
Esta questão vem ao encontro de outras formas de trabalho que não abarcam só a escola, mas novos lugares educativos, resultado não apenas da Quarta Revolução Industrial, como também das novas leis trabalhistas brasileiras.
Na visão de Miguel, o desaparecimento do emprego – inclusive o de professor – tem de ser levado em conta. “O empreendedorismo, as editechs (novas formas de educação a distância e aplicativos de ensino de línguas, por exemplo), e projetos comunitários devem ser vistos como opções para gerar valor para os professores”, prevê o diretor.
Cosplay na educação? Claro que pode!
A nova educação não pode deixar de lado a cultura pop. Do festival norte-americano South by Southwest (SXSW) e da Comic Con Brasil Miguel tirou várias inspirações. Foi da segunda que veio a ideia de se criar cosplays de grandes educadores, como Jean Piaget, Paulo Freire e Maria Montessori.
Estes personagens estarão circulando pelo evento e os visitantes poderão interagir com eles. “Vamos fazer happenings, mini-eventos com a participação deles, criar uma hashtag para o pessoal postar as fotos nas redes sociais, marcando-nos”, revela Miguel.
O diretor executivo do Singularidades acredita que todo o conteúdo gerado durante o Bett Educar formará um conjunto que poderá no futuro ser usado por várias plataformas e linhas de vanguarda na instituição. “A ideia é que aqui possamos apresentar tudo o que o Singularidades oferece”.
Durante o Bett Educar serão lançados duas pós-graduacões (EAD – Didáticas para implementação da BNCC, com coordenação do professor Luis Carlos de Menezes, membro do Conselho Estadual de Educação, e EAD – Metodologias e Práticas para Educação Bi/Multilíngue, com coordenação da professora Antonieta Megale, do Instituto Singularidades.
Também será oferecido o curso on-line Metodologias Ativas, com coordenação de Carolina Costa Cavalcanti, do também do Singularidades.
Miguel palestrará nos auditórios e no Innovation Village, além de ser moderador em outras mesas e conversas nos mesmos espaços. Vários professores, diretores e coordenadores do Singularidades também estarão falando neste e em outros espaços. Confira a programação aqui e não deixe de participar deste evento tão inovador e importante para a educação brasileira.
Miguel Thompson é Diretor Executivo do Instituto Singularidades. Licenciado em Biologia pela Universidade Mackenzie, doutor e mestre em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP), Thompson também tem um MBA em Marketing pela Fundação Instituto de Administração, da mesma instuição.
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/singularidades-na-bett-2019/
Entre em contato: [email protected]